domingo, julho 3, 2022
InícioDestaqueVÍDEO: paciente mostra exame negativo de Varíola do Macaco e banheiro imundo...

VÍDEO: paciente mostra exame negativo de Varíola do Macaco e banheiro imundo do hospital São Francisco Xavier

Internada na sala 5 do primeiro andar do HMSFX, paciente exibe resultado negativo e denuncia péssimas condições; mais cedo, prefeito entregou ambulância nova na companhia de vereadores

A Secretaria estadual de Saúde e a Prefeitura de Itaguaí descartaram Rayssa Barbosa da Silva Noronha, moradora de Itimirim (Coroa Grande), como mais um caso de Varíola do Macaco no Brasil. A paciente continua no Hospital Municipal São Francisco Xavier, e ainda não sabe o seu diagnóstico.

Transferida do isolamento para a sala 5 do primeiro andar, que tem uma placa onde se lê “Precaução Respiratória”, Rayssa tem se comunicado bastante com a população via redes sociais e também com a reportagem do jornal ATUAL. Além de viver o estresse de estar doente e sem saber de quê, a paciente ainda relata as péssimas condições da sala para onde foi levada.

Depois de uma pequena cirurgia no braço que a deixou com alguns pontos, ela constatou que o banheiro da sala onde ficou internada não tinha porta e estava cheio de limo e mofo. O teto estava nas mesmas condições. No vídeo que ela divulgou nas redes sociais, além de ser possível constatar o calamitoso estado de falta de higiene, percebe-se que a lixeira estava sem tampa.

Rayssa já foi transferida para outra sala, no final da tarde desta quinta-feira (23).

Antes, porém, também publicou uma foto com o resultado do seu exame – negativo para Varíola do Macaco. Ela havia reclamado muito por não ter visto o papel, e tornou-se a responsável pela divulgação do seu estado de saúde, já que a prefeitura não tem divulgado boletins para a imprensa ou para a população.

Exame que a paciente divulgou, com resultado negativo para Varíola do Macaco: prefeitura não divulga boletins com estado de saúde da moradora de Coroa Grande, e ela tem sido a única a divulgar suas condições (Arquivo pessoal)

Rayssa entende que o seu caso é de interesse público, e, por essa razão, divide o que tem passado desde que começou a sentir os sintomas, no dia 14 de junho. Para isso, ela tem usado as redes sociais e feito lives para mostrar as suas condições.

AMBULÂNCIA NOVA

O prefeito Rubem Vieira (Podemos) falou em live na tarde de quarta-feira (22) que Rayssa vinha sendo bem atendida e que a prefeitura continuava empenhada em descobrir o que ela tem. Vieira também afirmou que vai processar quem disse mentiras sobre o caso, e rechaçou as especulações em torno do problema de saúde da paciente.

Estado absolutamente deplorável do banheiro da sala 5 do hospital horrorizou a paciente, que divulgou as fotos nas redes sociais e fez a denúncia ao ATUAL (Arquivo Pessoal)

Na tarde dessa quinta-feira (23), acompanhado dos vereadores Sandro da Hermínio, Rachel Secundo, José Domingos, Julinho, Jocimar do Cartório e do presidente da Câmara, Gil Torres – além do vice-prefeito Valtinho e do secretário de saúde, Carlos Zóia – Rubem Vieira fez outra live para comemorar a entrega de mais uma ambulância para o serviço de saúde do município.

Na companhia de vários vereadores, do presidente da Câmara – Gil Torres, do secretário municipal de Saúde – Carlos Zóia e do vice-prefeito Valtinho, Rubem Vieira entregou mais uma ambulância novinha em folha (Reprodução internet)

“Quando eu era vereador com todos os outros, nós demos R$ 2 milhões para a compra de ambulância, mas demos o dinheiro e não vimos ambulância naquele ano. A gente vem entregando algumas ambulâncias, mas essa é especial, porque é a primeira UTI móvel neonatal de Itaguaí e está apta a funcionar a partir de hoje”, disse Rubem na live, que foi transmitida nas suas redes sociais pessoais.

A solenidade aconteceu na sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). É a primeira UTI móvel do município: uma Unidade Neonatal Pediátrico e Adulto, cujo investimento, de acordo com informações da prefeitura, foi de aproximadamente R$ 600 mil.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o veículo é equipado com suporte avançado composto por incubadora neonatal, respirador de transporte adulto e infantil, bomba infusora, aspirador, monitor cardíaco, desfibrilador, dois cilindros de oxigênio e um de ar comprimido.

Para melhor atender ao paciente, a unidade também dispõe de duas pranchas longas, uma prancha infantil, bolsas de resgate, oxímetro portátil e reanimador pulmonar manual, além de cadeira de resgate.

Certamente a ambulância será muito útil e vai salvar muitas vidas. Já o banheiro do hospital precisa, urgentemente, de uma faxina rigorosa, para dizer o mínimo.

Veja mais de:
Matérias relacionadas

Mais lidas

error: O conteúdo está protegido!