Quem somos
Idealizado pelo jornalista itaguaiense Marcelo Godinho, o Jornal Atual lançou sua primeira edição em 9 de fevereiro de 2001 durante um coquetel na antiga lanchonete Koffe & Koisas, então localizada às margens da Rodovia Rio-Santos, no bairro Brisamar, em Itaguaí.
O projeto começou com um exemplar contendo 16 páginas de notícias no formato standard com um caderno especial de classificados com quatro páginas no formato tabloide, todas impressas em preto e branco, e um encarte especial com uma linha do tempo dos presidentes da República Federativa do Brasil. A segunda edição saiu 40 dias após e a partir da terceira edição tornou-se quinzenal. E, posteriormente, em outubro do mesmo ano passou a ser semanal.
Inicialmente vendido nas bancas por R$ 0,25, o Jornal Atual começou focado na cidade de Itaguaí, logo expandiu sua circulação para as cidades de Mangaratiba e Seropédica ainda no final do ano 2001. Por volta de 2003, consolidou-se como um dos pioneiros na internet com o seu portal de notícias. No mesmo ano iniciou a série de publicações de revistas especiais comemorativas alusivas a datas festivas, como a do aniversário dos municípios e do Jornal Atual e Natal. A primeira edição celebrou os 185 anos de Itaguaí. Nos anos seguintes ampliou a abrangência para os municípios de Mangaratiba e Seropédica. No portfólio ainda incluem guias comerciais, mapas regionais entre outras publicações.
Ainda na sua primeira década de existência, expandiu seu alcance territorial circulando nas cidades de Angra dos Reis, Paraty, Rio Claro e Paracambi. No ano de 2007 lançou um periódico especial intitulado “Jornal Atual ZO” em que consistia na cobertura do cotidiano da Zona Oeste do município do Rio de Janeiro, especificamente Santa Cruz e Campo Grande. De periodicidade semanal, a publicação registrou a marca de 59 edições.
A primeira transformação significativa ocorre em outubro de 2006, quando o jornal passou a adotar o formato tabloide berliner, intermediário entre o standard e o tabloide, medindo 25 cm (largura) x 37 cm (altura). Em 2010, acontece o primeiro grande desafio ao se tornar um veículo diário, com publicações quatro vezes na semana. No ano de 2015, o jornal chegou a registrar 29 funcionários no regime CLT, além contar com cinco colaboradores indiretos, estes encarregados pela distribuição dos exemplares.
No entanto, com a ascensão das bigtechs, como a Meta e o Google, precipitou uma crise econômica no meio jornal, provocada diretamente pela mudança no comportamento de consumo de notícia pelos leitores, que tomaram pra si os smartphones como sua principal plataforma de leitura. Esse fato desencadeou novos desafios no mercado, atingindo diretamente o Jornal Atual, que em 2019 volta a circular semanalmente.
Com o início da pandemia de Covid-19, o jornal encerrou suas versões impressas a partir de abril de 2020, migrando completamente para o digital, uma mudança drástica que contudo reforçou seu posicionamento digital.
Em 2022, conquistou patrocínio da Meta, por intermédio do ICFJ (sigla em inglês para Centro Internacional para Jornalistas), entidade sediada nos Estados Unidos, para implementar uma nova plataforma, que viria a se chamar “Podcast Atual”, possibilitando a conquista de um estúdio de gravação com equipamentos modernos, instalado em sua nova sede, esta adaptada às pessoas com necessidades especiais, refletindo o compromisso contínuo do jornal com a inovação e a inclusão.
Nesse mesmo ano, também recebeu recursos adicionais da Meta para implementar outros projetos, como o documentário “Trabalhadores: Itaguaí não é só o Porto”. O Google também embarcou com apoio, primeiro através de mentoria para melhorias na performance do site. Em seguida, incluiu o Jornal Atual na Google Notícias do Brasil, com direito a remuneração. Há época essa plataforma contava com 133 veículos de comunicação nacionais.
Tanto o Google quanto a Meta/ICFJ continuaram a apoiar o Atual, com novas mentorias e patrocínios, agora focados em documentários para a plataforma de YouTube do jornal.