CONFIRA A VERSÃO DIGITAL DA REVISTA "ITAGUAÍ 206 ANOS"!

Clique aqui e leia

Porto Sudeste apresenta a evolução das operações durante a ROG.e

Maior evento de energia da América Latina Latina reuniu grandes empresas do setor para discussões sobre transição energética, práticas sustentáveis e inovações

O Porto Sudeste participou da ROG 2024, o maior evento de energia da América Latina, realizado no Rio de Janeiro entre os dias 23 e 26 de setembro, compartilhando sua visão de futuro e seu comprometimento com a sustentabilidade. Durante o evento, os executivos da empresa apresentaram temas essenciais como descarbonização no setor portuário e outras soluções logísticas para reduzir emissões já adotadas pelo terminal.

“Foi um evento bastante positivo para nós. Reforçamos os laços com nossos atuais clientes e parceiros, e estreitamos as negociações com novos clientes que podem agregar ainda mais ao nosso negócio. Ótima oportunidade também para conhecer novos fornecedores e soluções tecnológicas que podem elevar nossa posição de terminal portuário inovador e sustentável no setor”, comentou Guilherme Caiado, diretor de operações do Porto Sudeste. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A empresa vem investindo na diversificação de cargas, movimentando não apenas minério de ferro, e em granéis líquidos, petróleos e derivados. Diante do aumento da demanda do mercado, e da variabilidade dos fretes de navios-tanque, o Porto Sudeste pretende aumentar o portfólio de movimentação de granéis líquidos, viabilizando receber navios da classe VLCC (meia carga) – projeto em fase de estudo -, além da construção de Dolfins de atracação.

“Ano passado, o país registrou uma movimentação significativa de petróleo e derivados, e a expectativa é que o mercado siga crescendo. Os números apontam para um cenário positivo para o setor, com projeções de aumentos significativos nos próximos 5 anos para a produção de petróleo e, portanto, para exportação. E isso irá se refletir também nas operações do Porto Sudeste. Nossa proximidade com os campos produtores de petróleo favorece a logística de escoamento do pré-sal, oferecendo um fluxo de distribuição otimizado com uma operação segura e estruturada”, acrescentou Caiado.

Sustentabilidade com nostalgia

Outro destaque durante o evento foi a distribuição dos almanaques da Turma da Mônica, que despertou memórias afetivas dos visitantes enquanto reforçava a importância da sustentabilidade. Peça fundamental do segmento de incentivo à leitura do projeto Impacta ODS, as revistinhas trazem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU de forma lúdica e divertida, alcançando crianças, adolescentes, jovens, famílias e empresas. O gibi da turminha mais querida do Brasil está nas escolas de Itaguaí e Mangaratiba, contribuindo com a abordagem de temas importantes como mudanças climáticas e igualdade de oportunidades de forma leve e envolvente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Reconhecimento ambiental

O compromisso do Porto Sudeste com a sustentabilidade foi reconhecido com uma Menção Honrosa no Prêmio Firjan pelo projeto “Gestão de Resíduos do Porto Sudeste”. Esse projeto reflete os esforços da empresa em promover práticas de gestão responsável de resíduos, destacando seu papel como referência no setor.

Ano passado, 90% de todo o resíduo gerado no terminal foi reaproveitado. A destinação para reciclagem dos resíduos operacionais, como metal, madeira, papel, plástico, borracha e entulho de obras internas, evitou a emissão de 10,7 mil toneladas de CO2 na atmosfera. Além disso, 38 mil toneladas de resíduos orgânicos foram enviadas para compostagem, resultando em 9 mil quilos de adubo, que retornam para o empreendimento para utilização no projeto socioambiental “Hortas”, e no paisagismo da própria empresa, fortalecendo a economia circular. Ação que evitou a emissão de 43 toneladas de CO2, caso fosse destinado ao aterro sanitário.

CLIQUE AQUI E LEIA: FIRJAN RECONHECE INICIATIVA DO PORTO SUDESTE EM SUSTENTABILIDADE

Desde o início das operações, em 2015, o Porto Sudeste vem conciliando o desenvolvimento decorrente da atividade portuária com alternativas que signifiquem o bem-estar da comunidade e o respeito ao meio ambiente. Como parte da estratégia climática e compromisso com a economia de baixo carbono, a empresa adquiriu o certificado I-REC, que comprova o uso exclusivo de energia limpa e renovável em suas operações. A iniciativa se soma a um conjunto de ações já implementadas em busca das melhores práticas para mitigar impactos ambientais, principalmente os que têm relação direta com as mudanças climáticas. O porto recebeu também o Selo ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol e assumiu, em 2023, o compromisso de reduzir em 50,4% as emissões de GEE de escopos 1 e 2 até 2033 em relação ao ano base de 2021.

Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a zona oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com