terça-feira, outubro 26, 2021
InícioPoderMinistro anuncia investimentos no Porto de Itaguaí e no Arco Metropolitano

Ministro anuncia investimentos no Porto de Itaguaí e no Arco Metropolitano

Não é novidade para ninguém que o Porto de Itaguaí e o Arco Metropolitano são fundamentais para o desenvolvimento da região, mas mesmo assim esses dois complexos andavam carentes de maior atenção do Governo Federal. Essa realidade, contudo, pode mudar radicalmente como resultado de esforços empreendidos pelo ex-deputado federal Alexandre Valle e por parlamentares que garantiram a sua reeleição, como, por exemplo, a deputada federal Soraya Santos (PR/RJ). É que após várias reuniões realizadas ao longo dos últimos anos eles participaram, na terça-feira (14), de um encontro decisivo em Brasília, com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, o mais elogiado entre os nomes do primeiro escalão do governo do presidente Jair Bolsonaro, pelo trabalho que vem desenvolvendo nesses cerca de cinco meses como titular da pasta da Infr

Não é novidade para ninguém que o Porto de Itaguaí e o Arco Metropolitano são fundamentais para o desenvolvimento da região, mas mesmo assim esses dois complexos andavam carentes de maior atenção do Governo Federal. Essa realidade, contudo, pode mudar radicalmente como resultado de esforços empreendidos pelo ex-deputado federal Alexandre Valle e por parlamentares que garantiram a sua reeleição, como, por exemplo, a deputada federal Soraya Santos (PR/RJ).

É que após várias reuniões realizadas ao longo dos últimos anos eles participaram, na terça-feira (14), de um encontro decisivo em Brasília, com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, o mais elogiado entre os nomes do primeiro escalão do governo do presidente Jair Bolsonaro, pelo trabalho que vem desenvolvendo nesses cerca de cinco meses como titular da pasta da Infraestrutura.

Participaram do encontro em Brasília representantes da Itaguaí Construções Navais, do Porto Sudeste, da Companhia Portuária Baía de Sepetiba (Vale), do Sepetiba Tecon e da Companhia Siderúrgica Nacional. No gabinete do ministro eles ouviram, do próprio Tarcísio Freitas, as determinações do Ministério da Infraestrutura voltadas para a região. O ministro disse inicialmente que a ideia é retomar o licenciamento ambiental, abrindo caminho para incluir no Orçamento de 2020 as obras de dragagem e manutenção do canal de acesso aos terminais.

Quanto ao Arco Metropolitano, o ministro disse que na semana passada o corredor expresso foi elevado ao status de prioridade nacional numa reunião do Conselho do Progresso de Parcerias em Investimentos, ligado à Secretaria-Geral da Presidência da República. Com isso, ele vai entrar na concessão juntamente com a Rio-Teresópolis e a Rio-Minas. A ideia é investir em projetos de segurança por meio de tecnologia de informação, garantindo, por exemplo, o monitoramento de seus trechos no combate a crimes como o roubo de cargas. Segundo o ministro, os recursos serão destinados também para a recuperação e manutenção do Arco, de modo a atrair mais investimentos.

Tarcísio de Freitas acrescentou ainda que no próximo ano deverá ser realizado um leilão destinado a transferir o Arco Metropolitano para a gestão privada. “Tenho certeza de que isso será uma alavanca importante para o desenvolvimento do estado do Rio”, concluiu o ministro. “Saímos daqui muito felizes com tudo o que nós ouvimos”, disse Alexandre Valle, ao final do encontro.

Veja mais de:
Matérias relacionadas
- Advertisment -

Mais lidas

error: O conteúdo está protegido!