Eleitores com deficiência têm até hoje para pedir transporte gratuito

Benefício é destinado a pessoas que não têm meios próprios para chegar ao local de votação; prazo termina nesta segunda (14)

Eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida têm até o fim desta segunda-feira (14) para solicitar à Justiça Eleitoral transporte especial individual e gratuito para o primeiro turno das eleições de 2026.

Eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida têm até esta segunda-feira (14) para solicitar transporte gratuito à Justiça Eleitoral.
https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2026-09/eleitores-com-deficiencia-tem-ate-hoje-para-pedir-transporte-gratis (FOTO: REPRODUÇÃO/TSE).

O benefício é destinado a pessoas que não dispõem de meios próprios para chegar ao local de votação e faz parte do Programa Seu Voto Importa, instituído pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em fevereiro deste ano.

Quando necessário, o serviço poderá garantir o transporte de ida e volta entre a residência e o local de votação. O deslocamento também poderá incluir um acompanhante indicado pelo eleitor, caso o apoio seja indispensável para o exercício do voto.

O programa contempla pessoas com deficiência e cidadãos com mobilidade reduzida, incluindo idosos, gestantes, lactantes, pessoas com crianças de colo e pessoas obesas. A iniciativa também alcança populações de territórios indígenas, comunidades remanescentes de quilombos e outras comunidades tradicionais.

Como solicitar

O pedido deve ser feito até o fim do dia pelo próprio eleitor ou eleitora. Curadores, apoiadores ou procuradores também podem realizar a solicitação.

O requerimento pode ser apresentado presencialmente em um cartório eleitoral ou pelos canais de atendimento disponibilizados pelos TREs de cada estado.

Medidas de acessibilidade

Além do transporte, a Justiça Eleitoral prevê outras medidas para ampliar a acessibilidade durante as eleições de 2026. As urnas eletrônicas contarão, por exemplo, com uma nova fonte tipográfica, chamada Atkinson Hyperlegible, voltada a facilitar a leitura por pessoas com deficiência visual.

Também haverá uma barra de progresso fixa na tela para orientar o eleitor durante as etapas da votação. Os recursos de Libras foram ampliados, passando a informar também situações como voto em branco, voto nulo e voto de legenda.

Outras iniciativas incluem a permanência de cães-guia nos locais de votação e o treinamento de mesários para o atendimento preferencial a grupos específicos, como pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Dados do TSE apontam que o número de eleitores com alguma deficiência cresceu quase 14 vezes nos últimos 16 anos, passando de 141.690 pessoas em 2010 para quase 2 milhões atualmente.

Leia também:

Ônibus Lilás leva serviços e acolhimento às mulheres em Muriqui

Richard Carrasco

Richard Carrasco é jornalista formado pela FACHA, com pós-graduação em Propaganda do Audiovisual na mesma instituição. Atua no Jornal Atual desde 2025 como redator e repórter.

Matérias relacionadas

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo



Eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida têm até esta segunda-feira (14) para solicitar transporte gratuito à Justiça Eleitoral.
https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2026-09/eleitores-com-deficiencia-tem-ate-hoje-para-pedir-transporte-gratis (FOTO: REPRODUÇÃO/TSE).