domingo, agosto 14, 2022
InícioCultura/DiversãoÚltimos dias para se inscrever no Prêmio Rio de Contos

Últimos dias para se inscrever no Prêmio Rio de Contos

Válido para todo o estado do Rio Janeiro, concurso de contos visa a formação de novos autores literários

Quem estiver interessado em concorrer a 20 vagas no Prêmio Rio de Contos – 3ª edição deve correr porque o prazo está acabando. As inscrições estão abertas até o dia 30 de junho e o conto enviado deve ser inédito, com no máximo 10 laudas, tema livre e não pode ter participado de outros concursos ou recebido prêmios nacionais ou internacionais. Lembrando que os selecionados são pessoas a partir de 16 anos, de todas as zonas da capital carioca, da Costa Verde, Região Serrana, Baixada Fluminense, do interior do estado e do Leste Fluminense.

Realizado anualmente desde 2020, o Prêmio Rio de Contos tem o objetivo de buscar novos talentos, fomentar a produção literária e a leitura, estabelecendo laços do leitor fluminense com a literatura contemporânea. Esta iniciativa visa o firme semear da criação de um mercado sólido, potente e de qualidade, no qual ganham escritores, leitores, a cultura e o estado.

O concurso é realizado numa parceria entre a Funarj, a LER – Salão Carioca do Livro e a Mater Produções e mantém um compromisso com a diversidade. O fomento à literatura fluminense a qual o prêmio se propõe está dentro de diretrizes de inclusão que pedem equilíbrio entre homens e mulheres, como também de negros e brancos, pessoas das mais diversas idades e narrativas LGBTQIA+.

Nas primeiras duas edições, o prêmio recebeu mais de mil inscrições vindas de 50 municípios, ou seja, de mais da metade do RJ, e de todas as regionais do estado, desde a Costa Verde até o Norte Fluminense, tendo já selecionado escritores e escritoras de 15 municípios do RJ.

COMO PARTICIPAR

As inscrições estarão disponíveis exclusivamente por meio digital para os candidatos de todo o Estado do RJ, a partir de 16 anos de idade. Serão consideradas inscritas as obras recebidas até às 23h59, do dia 30 de junho de 2022. O edital e o link do formulário de inscrição estão disponíveis no site https://www.lersalaocarioca.com.br/premioriodecontos/.

JURADOS

O corpo de jurados desta edição é composto por:

Alê Motta, cuja especialidade são os microcontos, onde desempenha a técnica necessária para esse formato de texto com maestria e talento;

Anna Paula Lemos é jornalista e lidera um grupo de pesquisa IMAGEMNO – Núcleo de Estudos em Imagens, Memórias, Narrativas e Oralidades;

Claudia Chigres – Escritora e professora. Pelas suas mãos já passaram e passam um grande número de aspirantes a escritores e escritoras no Rio de Janeiro;

Eliana Alves Cruz é escritora, roteirista e jornalista pós-graduada em comunicação empresarial. Trabalha como colunista do site UOL e integra a equipe de roteiristas da VIS – Paramount International Studios;

Marcelo Moutinho é escritor e jornalista. Já escreveu críticas para O Globo, Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo, entre outros veículos de imprensa;

Mariana Filgueiras é roteirista, jornalista cultural com passagens pelos suplementos culturais do jornal O Globo, Jornal do Brasil e colaborações para a revista Piauí, Continente e Folha de São Paulo, tendo ganho quatro prêmios nacionais de jornalismo.

PREMIAÇÃO

Serão identificados e selecionados, pelos seis jurados atuantes no universo literário brasileiro, 20 textos que apontem para potenciais talentos para a literatura entre a população residente no estado do RJ. Os premiados serão contemplados com minicursos, palestras e consultorias de formação e qualificação a serem realizados online via plataforma do concurso, entre julho e novembro de 2022. Ao final, os contos serão lançados num livro pelo selo da Mater.

O livro dos 25 selecionados da 1ª edição do prêmio acabou de ser lançado no LER – Salão Carioca do Livro, realizado no Pier Mauá entre 9 e 15 de maio.

Matérias relacionadas

Mais lidas

error: O conteúdo está protegido!