quinta-feira, outubro 21, 2021
InícioSem categoriaPrefeitura de Mangaratiba decreta ponto facultativo por causa da chuva

Prefeitura de Mangaratiba decreta ponto facultativo por causa da chuva

Por causa da previsão de fortes chuvas que devem atingir a cidade nesta quarta-feira (13), o prefeito Alan Costa decretou ponto facultativo No início da tarde desta terça-feira (12), a Prefeitura de Mangaratiba, emitiu uma nota oficial declarando ponto facultativo por causa das fortes chuvas previstas para a região nesta quarta-feira (13). De acordo com a nota oficial, a previsão para as próximas 48 horas indica condições de pancadas de chuva com acumulados significativos em áreas com elevada suscetibilidade a movimentos de massa e enxurradas no centro-sul do Estado Rio de Janeiro. A nota informa ainda que, segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), as características geomorfológicas das regiões citadas, com bacias hidrográficas de curto tempo de resposta, associadas à previsão de altos acu

Por causa da previsão de fortes chuvas que devem atingir a cidade nesta quarta-feira (13), o prefeito Alan Costa decretou ponto facultativo

No início da tarde desta terça-feira (12), a Prefeitura de Mangaratiba, emitiu uma nota oficial declarando ponto facultativo por causa das fortes chuvas previstas para a região nesta quarta-feira (13).

De acordo com a nota oficial, a previsão para as próximas 48 horas indica condições de pancadas de chuva com acumulados significativos em áreas com elevada suscetibilidade a movimentos de massa e enxurradas no centro-sul do Estado Rio de Janeiro.

A nota informa ainda que, segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), as características geomorfológicas das regiões citadas, com bacias hidrográficas de curto tempo de resposta, associadas à previsão de altos acumulados, podem contribuir para eventos hidrológicos, com destaque para enxurradas.

No caso de Mangaratiba, a cidade por enfrentar dificuldades como aconteceu nos dias 4 e 5 de fevereiro, quando a chuva causou estragos e ocorrências de deslizamentos com margens de estradas e rodovias atingidas.

São aguardados, de acordo com a previsão, altos acumulados pluviométricos na Capital e Região Metropolitana, assim como nas encostas da Serra do Mar em Angra dos Reis e Mangaratiba.  O ponto facultativo, no entanto, não vale para serviços essenciais como hospitais.

Como a previsão para as próximas horas é de chuva forte a muito forte na cidade, Mangaratiba pode entrar em Estágio de Alerta, e este evento pode causar alagamentos e deslizamentos.

A prefeitura recomenda que a população tome as seguintes ações:

– Somente se desloque em caso de extrema necessidade;

– Evite andar ou dirigir em ruas alagadas;

– Em pontos de alagamento, evite contato direto com postes ou equipamentos que possam estar energizados;

– Evite o contato com a água de alagamentos. A água pode estar contaminada e oferecer riscos à saúde;

– Verifique se há sinais de rachaduras em sua residência. Ao perceber trincas ou abalo na estrutura, acione a Defesa Civil Municipal e evite ficar em casa;

– Moradores de áreas de risco precisam ficar atentos aos alertas sonoros. O acionamento das sirenes indica perigo de deslizamento. As pessoas devem se deslocar para os pontos de apoio estabelecidos pela Defesa Civil Municipal.

– Também é importante ficar atentos às mensagens que chegam via SMS e através do aplicativo Whatsapp nos telefones já cadastrados.

– Fique atento às informações divulgadas pelos veículos de comunicação.

– Se necessário, use os telefones de emergência 193 (Corpo de Bombeiros), 199 (Defesa Civil), ou (21) 3789-2812.

Veja mais de:
Matérias relacionadas
- Advertisment -

Mais lidas

error: O conteúdo está protegido!