Mangaratiba sedia evento de desenvolvimento sustentável
Encontro teve um conjunto de 17 ações voltadas para a proteção do meio ambiente, erradicação da pobreza e promoção da paz, todas alinhadas com a Agenda 2030
Representantes da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS) do Rio de Janeiro e do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) participaram na semana passada do evento “Desafio dos ODS” no Centro Cultural Cary Cavalcanti. O encontro teve como foco os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), um conjunto de 17 ações voltadas para a proteção do meio ambiente, erradicação da pobreza e promoção da paz, todas alinhadas com a Agenda 2030.
Na atual fase do Desafio dos ODS, as equipes da ONU-Habitat e da SEAS visitam diversos municípios para incentivar a criação de soluções inovadoras relacionadas aos ODS e compartilhar experiências sobre o tema. As melhores propostas serão premiadas no Encontro do G20, que ocorrerá em novembro no Rio de Janeiro.
TEMAS DEBATIDOS
Entre os principais tópicos discutidos no evento, destacam-se:
– Conhecimento sobre causas de desastres naturais como deslizamentos e inundações.
– Desenvolvimento de uma cultura de prevenção e resiliência frente a eventos climáticos extremos.
– Gestão eficiente do território ambiental para reduzir acúmulo de resíduos, poluição do ar, ilhas de calor, perda de biodiversidade, escassez de água e saneamento.
PRÓXIMOS PASSOS
Após a Jornada do Desafio dos ODS, será realizado um Laboratório Virtual, com encontros para apresentação de casos de sucesso e apoio na elaboração das propostas. No terceiro e último ciclo, as melhores práticas serão premiadas no G20 Social, e as iniciativas serão avaliadas por uma comissão, integrando um banco de boas práticas.
O evento contou com a presença de Leta Vieira, coordenadora da ONU-Habitat; Irlaine Alvarenga, superintendente de Sustentabilidade do Governo do Estado; Elton Abel, diretor do Comitê Guandu RJ; e os secretários de Meio Ambiente Lázaro Lopes (Rio Claro), Flávia Constantino (Seropédica) e a subsecretária Gabriela Campanha (Itaguaí). Também estiveram presentes representantes da Secretaria de Meio Ambiente de Mangaratiba, agentes da Defesa Civil de Seropédica e equipes da ONU-Habitat e ONU-Meio Ambiente.