domingo, agosto 14, 2022
InícioCultura/DiversãoJovem talento do desenho de Itaguaí expõe sua obra no Café Cultural

Jovem talento do desenho de Itaguaí expõe sua obra no Café Cultural

Ran Dias tem 18 anos, é aluno do Clodomiro Vasconcelos, se inspira em pontos turísticos da cidade e em cantores de rap

Numa folha qualquer ele desenhava um sol amarelo e com cinco ou seis retas, ele também conseguia fazer um castelo. Desde pequeno, é por meio do desenho que Leonardo Henrique Rangel Dias (ou, simplesmente, Ran Dias) prefere se expressar. Hoje, aos 18 anos e aluno do terceiro ano do ensino médio do Colégio Estadual Clodomiro Vasconcelos, em Itaguaí, ele se reconhece como cartunista e ilustrador prestes a expor seu trabalho em uma mostra no evento Café Cultural, com apoio da Companhia de Dança UBD, no sábado (6), a partir da 16h.

O talento de Ran se torna cada vez mais conhecido. Levado pela professora Denise Ribeiro de sala em sala para que toda a escola soubesse e visse seu talento, com apoio da direção do colégio, o jovem também tomou mais gosto pelo trabalho que realiza. Agora, Itaguaí terá a oportunidade de conhecer seus traços e cores, que se tornam mais seguros a cada dia. “Eu descobri que gostava de desenhar aos seis anos de idade. Sempre desenhei. Em 2013, eu entrei em um curso de desenho para aperfeiçoar os traços e estudei por quatro anos, mas me senti em uma zona de conforto e precisava sair. Quando saí foi que vi o quanto eu tinha evoluído e passei a colocar em prática o meu estilo”, explica Ran.

INSPIRAÇÃO

Iniciado no papel, mas como um típico filho da geração zeros e uns, ele hoje faz também e, principalmente, desenhos digitais. “Comecei a fazer desenhos digitais durante a pandemia. Eu gosto muito, além disso, é mais valorizado”, diz o ilustrador. Ele conta ainda que executa seus desenhos em seu celular, sempre no estilo cartoon. No papel ele usa técnicas como aquarela, grafite preto e branco e colorido.

Ran conta que se inspira em pontos turísticos de Itaguaí, dos quais faz desenhos digitais a partir de fotos. Mas o que de fato usa como inspiração é o estilo de música Rap e seus artistas. “Eu desenho rappers como L7, Xamã e Felipe Ret. Gosto muito da história e das letras deles sobre superação. Meu sonho é que esses caras vejam meu trabalho e me convidem para ilustrar algum trabalho deles. Se isso acontecer, eu vou ficar realizado”, revela o desenhista.

Ilustrações de Ran Dias que compõem sua primeira exposição no evento Café Cultural, no sábado (6), em Itaguaí (Divulgação)

CARREIRA

Embora comece a despontar com talento nos traços de desenhos variados, como muitos jovens de sua idade Ran ainda demonstra dúvidas quanto a carreira que pretende seguir. Diz que vê seu trabalho com ilustrações mais como um hobby e que pretende mesmo é seguir a carreira militar, mas balançou quando a reportagem perguntou o que ele faria se seu sonho se realizasse, um dos rappers que admira visse seu trabalho e o chamasse para trabalhar com ele.

“Eu gostaria de ser militar, tenho vontade de ser paraquedista do exército. Mas fiquei pensando como ia ser se um artista me chamasse para trabalhar como ilustrador. Até já fui chamado para um projeto, mas não queriam pagar. Agora, se um ídolo me chamar, eu não sei”, pondera ele.

Leonardo mora com a mãe, que o apóia e sempre apoiou na feitura de seus desenhos, uma irmã mais velha e o pai, que ele garante respeitar seu trabalho como desenhista, mas que prefere que o filho siga a carreira militar.

Com a vida toda pela frente, Ran Dias pode numa tela qualquer desenhar um sol amarelo, um rapper, ou o que quiser. Como na letra da música Aquarela, do compositor e cantor Toquinho: “E o futuro é um astronave que tentamos pilotar. Não tem tempo, nem piedade, nem tem hora pra chegar”. Que o jovem Ran Dias pilote seu futuro da melhor maneira possível, porque talento há.

Quem estiver interessado em ver de perto as obras de Ran, o Café Cultural abre a exposição do jovem a partir de sábado (6), no Centro Social Urbano de Itaguaí, na Rua Prefeito José Maria de Brito, 201 – Monte Serrat, Itaguaí. A entrada é 1 quilo de alimento não perecível.

Matérias relacionadas

Mais lidas

error: O conteúdo está protegido!