sábado, outubro 16, 2021
InícioSem categoriaDireto ao ponto

Direto ao ponto

Argentinos no Rio FOTO Philippe Lima Bye, bye Angra A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, designou, na terça-feira (23), o procurador da República Igor Miranda da Silva, que assim deixa de trabalhar em Angra dos Reis para atuar em auxílio ao titular das investigações da Operação Zelotes, na Procuradoria da República no Distrito Federal. Igor Miranda divulgou nota agradecendo a oportunidade de contribuir com a efetivação de direitos na região da Costa Verde. Pôquer legal A 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro reconheceu o pôquer como jogo de habilidade e esporte da mente, pondo fim a um entrave jurídico que já durava dez anos e colocava o Rio como único estado da federação onde o jogo ainda era questionado. A propósito… No documento, o desembargador José Mui

Argentinos no Rio

FOTO Philippe Lima

Bye, bye Angra

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, designou, na terça-feira (23), o procurador da República Igor Miranda da Silva, que assim deixa de trabalhar em Angra dos Reis para atuar em auxílio ao titular das investigações da Operação Zelotes, na Procuradoria da República no Distrito Federal.

Igor Miranda divulgou nota agradecendo a oportunidade de contribuir com a efetivação de direitos na região da Costa Verde.

Pôquer legal

A 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro reconheceu o pôquer como jogo de habilidade e esporte da mente, pondo fim a um entrave jurídico que já durava dez anos e colocava o Rio como único estado da federação onde o jogo ainda era questionado.

A propósito…

No documento, o desembargador José Muiños Piñeiro Filho, redator do acórdão, afirma que o pôquer não constitui contravenção penal ou crime, já que não é um jogo de azar, em que a perda e/ou o ganho dependem exclusivamente ou principalmente da sorte, predominando o elemento habilidade.

Marcha no Rio

Neste domingo (28), a partir das 9h30, a orla de Copacabana receberá a V Marcha das Mulheres Negras do Rio de Janeiro, com o tema “Mulheres Negras resistem: em movimento por direitos, contra o racismo, o sexismo e outras formas de violência”. A manifestação é uma iniciativa do Fórum Estadual de Mulheres Negras do Rio de Janeiro e também marca a comemoração do Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, cuja data oficial é 25 de julho, instituída em 1992 durante o 1º Encontro de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-caribenhas, realizado na República Dominicana.

Divulgação científica

A Universidade Federal de São Carlos, a Universidade Federal de São Paulo e a Universidade Federal do ABC lançaram a plataforma “Federais SP”, ambiente virtual voltado à divulgação científica, com o objetivo de apresentar pesquisas de ponta realizadas pelas três instituições nas diferentes áreas do conhecimento.

A ideia é levar para mais perto da sociedade e para cada vez mais pessoas informações em linguagem acessível e em diferentes formatos (vídeo, áudio, texto, imagens, infográficos etc.) sobre o trabalho que os pesquisadores das três universidades realizam. O canal está disponível para acesso gratuito em https://medium.com/@federaisSP.

Gás na indústria

A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) está otimista com a abertura do mercado de gás. Segundo a entidade, a medida tem potencial para destravar R$ 380 bilhões em investimentos.

Segundo análise técnica da Firjan, no Rio, o monopólio na produção e distribuição do produto representa um risco para 40 mil empregos industriais, devido ao alto custo do gás para a indústria.

Década dos oceanos

A Organização das Nações Unidas estabeleceu o período de 2021 a 2030 como a Década dos Oceanos, com o objetivo de ampliar a cooperação internacional em pesquisa para promover a preservação dos mares e a gestão dos recursos naturais de zonas costeiras.

Segurança expandida

Governo do Estado vai dobrar o efetivo da Operação Segurança Presente, que passará de mil para dois mil agentes. Ainda este ano, esse modelo de policiamento sera expandido para Nova Iguaçu, Laranjeiras, Bangu, Botafogo, Austin, Duque de Caxias, Barra da Tijuca, Miguel Couto, Vila Isabel e Grajaú.

Tecnologia ferroviária

A Rumo e o Senai/PR lançaram, na segunda-feira (22), o edital de soluções tecnológicas para o setor ferroviário. A iniciativa é para incentivar empresas de diferentes portes e segmentos a contribuírem com técnicas inovadoras em materiais e estruturas ferroviárias inteligentes, desenvolvimento de vagões mais leves, energia fotovoltaica ou eólica, redução de ruídos, obras de engenharia ferroviária, entre outras.

As inscrições para a primeira fase podem ser feitas até o dia 12 de agosto e o edital completo pode ser acessado no site www.programainova.com.br. A Rumo também disponibiliza um canal para tirar dúvidas no e-mail editalisi@rumolog.com.

Pinceladas

● Nos dias 8 e 9 de agosto, o Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem promove, no Museu do Amanhã, o IV Congresso Internacional de Arbitragem, com 50 palestrantes nacionais e estrangeiros.

● A Associação dos Magistrados do Estado do Rio mantém abertas até 12 de agosto as inscrições para o 8ª edição do Prêmio Patrícia Acioli de Direitos Humanos, nas categorias reportagens jornalísticas, trabalhos dos magistrados, práticas humanísticas e trabalhos acadêmicos.

● Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 3181/19, determinando que as prefeituras devem incluir no plano diretor ou em legislação municipal, mediante indicação da população, metas para a implantação de calçadas com acessibilidade.

● A Casa Firjan, na Rua Guilhermina Guinle, 211, em Botafogo, promove palestra gratuita, na segunda-feira (29), de 9h às 1230, sobre o funcionamento das leis de incentivo à Cultura e ao Esporte, da Prefeitura do Rio e do Governo do Estado do Rio.

Ponto Positivo

Para a economia brasileira, que, enfim, gerou 408.500 empregos com carteira assinada no primeiro semestre deste ano, o melhor resultado, para este período, desde 2014.

Ponto Negativo

Para opositores da reforma da Previdência, que insistem em criticar o texto aprovado sem apresentar alternativa, empobrecendo a qualidade do debate sobre a governança.

Veja mais de:
Matérias relacionadas
- Advertisment -

Mais lidas

error: O conteúdo está protegido!