segunda-feira, outubro 18, 2021
InícioSem categoriaDireto ao Ponto - 20/09

Direto ao Ponto – 20/09

Viva a árvore! O Programa Replantando Vida, da Cedae, participará de diversas ações ambientais em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro. Nesta semana serão realizadas mais de 30 atividades em 14 municípios, abrangendo a distribuição de mudas florestais da Mata Atlântica, plantio para recuperação de mata ciliar e plantio para arborização urbana, totalizando mais de 20 mil novas árvores. A distribuição das mudas cultivadas em sete viveiros da companhia, será em parceria com escolas públicas, universidades, prefeituras, unidades de conservação, Tribunal de Justiça, Marinha do Brasil, Exército e Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul. Problema técnico A sessão da Câmara Municipal de Itaguaí, na terça-feira (17), foi cancelada por um motivo insólito – falta d

Viva a árvore!

O Programa Replantando Vida, da Cedae, participará de diversas ações ambientais em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro. Nesta semana serão realizadas mais de 30 atividades em 14 municípios, abrangendo a distribuição de mudas florestais da Mata Atlântica, plantio para recuperação de mata ciliar e plantio para arborização urbana, totalizando mais de 20 mil novas árvores. A distribuição das mudas cultivadas em sete viveiros da companhia, será em parceria com escolas públicas, universidades, prefeituras, unidades de conservação, Tribunal de Justiça, Marinha do Brasil, Exército e Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul.

Problema técnico

A sessão da Câmara Municipal de Itaguaí, na terça-feira (17), foi cancelada por um motivo insólito – falta d’água.

O justificativa oficial era a de que um problema na bomba que abastece o prédio apresentou um problema técnico, provocando o desabastecimento.

Assim, suas excelências ficaram sem poder trabalhar.

Mais um alerta

Não bastasse o sarampo, a hanseníase voltou a crescer no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, somando 28.660 casos em 2018. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, mais de 200 mil novos casos da doença são detectados em todo o mundo anualmente, sendo que Brasil, Índia e Indonésia concentram 80% desse total.

No Rio de Janeiro, atualmente, 1.143 pacientes estão em tratamento em 64 municípios do estado.

A propósito…

Embora alto, o número de casos de hanseníase no Rio pode não representar a totalidade de pessoas com a doença devido à dificuldade de sua identificação, já que ela evolui lentamente, é assintomática e provoca lesões na pele como maior indicador da infecção, porém muitas vezes pouco visíveis.

Site da democracia

O Pacto pela Democracia, coalizão formada por mais de 130 organizações da sociedade civil, lançou uma plataforma inédita de mapeamento de iniciativas que atuam pelo fortalecimento e revigoramento do processo democrático no Brasil. São mais de 300 iniciativas e organizações mapeadas, que estão disponíveis no site www.mapademocraciasim.org.

Política ambiental

FOTO RAFAEL WALLACE

A Assembleia Legislativa do Rio está prestes a aprovar projeto de lei do deputado Carlos Minc, que institui uma Política Estadual de Serviços Ambientais, destinada a incentivar iniciativas individuais ou coletivas de conservação e recuperação do meio ambiente e da biodiversidade.

Xô, chorume!

Os proprietários de caminhões de lixo que forem flagrados com vazamento de chorume poderão ser punidos com advertência seguida de multa. É o que propõe o projeto de lei 941/19, do deputado Anderson Moraes (PSL), votado em primeira discussão pela Assembleia Legislativa do Rio, na quinta-feira (19).

Turismo rural

A Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados analisa três propostas que regulamentam o Agroturismo, o Turismo Rural e o Ecoturismo, que, inclusive, já foram aprovadas pela Comissão de Agricultura da Câmara.

Aliás, o turismo rural é cada vez mais uma atividade econômica importante no campo.

Pinceladas

● O Centro de Tradições Gaúchas Desgarrados do Pago, de Santa Cruz, que promove mensalmente sua costelada, vai levar o evento para o Abrigo A Minha Casa, em Campo Grande, no domingo (22), a partir das 12h.

● A Câmara Municipal do Rio promove, na sexta-feira (27), a partir das 18h, solenidade de entrega do conjunto de medalhas de Mérito Pedro Ernesto ao presidente estadual do Partido Republicanos, Luis Carlos Gomes, por iniciativa do vereador Tiãozinho do Jacaré.

● A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro promove, nos dias 25 e 26 de setembro, o IV Fórum de Supervisão de Estágio em Serviço Social, no Auditório Hilton Sales, no Pavilhão Central, no Câmpus Seropédica.

● A Secretaria de Turismo, Cultura, Eventos, Esporte e Lazer de Mangaratiba promoveu reunião com operadores de turismo e donos de embarcações que promovem passeios turísticos pelas ilhas da região para conversar sobre o ordenamento turístico e sobre serviços que serão implantados pelo setor.

Ponto Positivo

Para os integrantes do projeto Pescadores Solidários, que transformam o resultado dos campeonatos que realizam em doações para instituições assistenciais.

Ponto Negativo

Para os pipeiros que ainda não se conscientizaram da legislação que tornou atividade criminosa a utilização de cerol nas linhas de pipa, colocando em risco a vida de terceiros.

Veja mais de:
Matérias relacionadas
- Advertisment -

Mais lidas

error: O conteúdo está protegido!