quarta-feira, outubro 20, 2021
InícioSem categoriaDireto ao Ponto

Direto ao Ponto

Negócio da China O prefeito Alan Costa, de Mangaratiba, visitou nesta quinta-feira (13) o Consulado da China no Rio de Janeiro, onde se reuniu com o cônsul Xu Yuansheng, encarregado do setor de economia e comércio da nação asiática. Segundo a assessoria do prefeito, o tema do encontro foi a possibilidade de estreitar laços com o país e gerar oportunidades de negócio entre a China e Mangaratiba. A agenda já rendeu frutos, pois ficou acertada a visita de uma delegação chinesa a Mangaratiba até o final do mês. Repasse para o Fundeb O Ministério da Educação anunciou a proposta de passar progressivamente para 15% a complementação da União para o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação. Atualmente, os repasses do Governo Federal representam 10% da contribuição

Negócio da China

O prefeito Alan Costa, de Mangaratiba, visitou nesta quinta-feira (13) o Consulado da China no Rio de Janeiro, onde se reuniu com o cônsul Xu Yuansheng, encarregado do setor de economia e comércio da nação asiática. Segundo a assessoria do prefeito, o tema do encontro foi a possibilidade de estreitar laços com o país e gerar oportunidades de negócio entre a China e Mangaratiba. A agenda já rendeu frutos, pois ficou acertada a visita de uma delegação chinesa a Mangaratiba até o final do mês.

Repasse para o Fundeb

O Ministério da Educação anunciou a proposta de passar progressivamente para 15% a complementação da União para o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação. Atualmente, os repasses do Governo Federal representam 10% da contribuição total dos estados e municípios de todo o país.

A propósito…

O Fundeb tem vigência até 2020 e corresponde a aproximadamente 63% dos recursos para financiamento da educação básica pública no Brasil. Em 2019, R$ 14,4 bilhões em repasse estão previstos.

O Brasil que acerta

O Laboratório de Tecnologias Ambientais, do Departamento de Engenharia Química da Universidade Federal de São Carlos, de São Paulo, é pioneiro na aplicação da chamada deionização capacitiva à dessalinização de águas salobras, sendo o primeiro grupo na América Latina a trabalhar com a técnica para a dessalinização da água do mar.

A inspiração dos cientistas da universidade paulista foi o semiárido nordestino, em que há água abundante no subsolo, mas imprópria para o consumo por ser salobra.

Contra as drogas

A Assembleia Legislativa do Rio analisa projeto do deputado Daniel Librelon (PRB), sobre a criação do “Disque Prevenção às Drogas” na Alerj, com o objetivo de atender à população que necessite de orientação relacionada à prevenção, encaminhamento para tratamento e o recebimento de denúncias relacionadas às clínicas e centros de tratamento públicos e privados para dependentes químicos. Segundo o texto, o disque funcionará em serviço 0800.

Fórum da Educação

O Fórum Estadual de Educação poderá passar a compor o Sistema de Ensino do Estado do Rio. A proposta é do projeto de lei 05/19, do deputado Waldeck Carneiro (PT), que inclui a instituição na Lei 4.525/05, estabelecendo as diretrizes para a organização do sistema de ensino no estado. A proposta foi aprovada em segunda discussão pela Assembleia Legislativa do Rio nesta quarta-feira (12) e agora segue para o Executivo, que terá 15 dias para sancionar ou vetar.

Heróis no Rio

O Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil promove, na terça-feira (18), o evento “Bombeiros brasileiros em Moçambique: desafios e solidariedade”, reunindo a equipe de bombeiros militares que atuou em Moçambique em abril após os ciclones Idai e Kenneth e também em Brumadinho, depois do rompimento da barragem de Brumadinho, em janeiro, em Minas Gerais.

O encontro será às 14h, no Salão de Leitura do Palácio Itamaraty, na Avenida Marechal Floriano, 196, no Centro.

Contra a bandalheira

A Controladoria Geral do Estado assinou um acordo de cooperação com o Disque Denúncia, oficializando a parceria das duas instituições  no projeto Disque Rio Contra a Corrupção, serviço telefônico para receber denúncias de irregularidades envolvendo agentes públicos estaduais. Com a assinatura, o Disque Denúncia passa a encaminhar para a CGE RJ informações sobre eventuais atos que prejudiquem os cofres do Estado.

Olho nos hidrômetros

Integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito da Assembleia Legislativa do Rio, destinada a investigar irregularidades nas medições de hidrômetros das concessionárias estaduais de água, visitaram o Laboratório de Medidores da Cedae, na terça-feira (12), para conferirem como é realizada a medição das contas de água.

Presidente da CPI, o deputado Jorge Felippe Neto (PSD) disse que a CPI pretende ser correta com os consumidores mas, ao mesmo tempo, não diminuir a arrecadação das concessionárias.

Pinceladas

● O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, receberá, na segunda (17), no Rio, os primeiros turistas estrangeiros a entrarem no Brasil isentos de vistos, vindos da Austrália, Canadá, Estados Unidos e Japão.

● O Instituto Ethos realiza, dia 25 de junho, conferência no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio, 20 painéis reunindo lideranças e especialistas para discutir agenda de sustentabilidade e inovação.

● O ParkShoppingCampoGrande inaugurou o Park on Ice, ringue de patinação no gelo, localizado no subsolo.

● O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, deverá estar na Cidade Maravilhosa, na segunda-feira 17), às 14h, para receber, na Câmara Municipal do Rio, o conjunto de Medalhas de Mérito Pedro Ernesto, iniciativa do vereador Jorge Felippe.              

Ponto Positivo

Para a aprovação de projeto do ex-deputado Wanderson Nogueira, criando um programa de incentivo à pesquisa científica nas instituições educacionais do estado do Rio.

Ponto Negativo

Para os resultados da avaliação da revista americana PNAS, segundo a qual cerca de 17% dos animais marinhos (peixes, invertebrados, mamíferos) poderão desaparecer até 2100, se as emissões de CO2 seguirem o ritmo atual

Veja mais de:
Matérias relacionadas
- Advertisment -

Mais lidas

error: O conteúdo está protegido!