Em Itaguaí, Segurança Presente oferece aulas de jiu-jitsu de graça
“Essas não perderemos para o tráfico”, disse ao ATUAL o Comandante da 5ª Cia do 24º BPM, capitão André Luiz Araújo Dias Ponteiro (a 5ª Cia é responsável pelas ações da PM em Itaguaí). Ele se refere às 50 crianças inscritas em um programa esportivo inédito e que pode sim representar a diferença entre a vida e a morte para muita gente, e esperança ou desgraça para muitas famílias. Quantas? Mais exatamente 200 famílias, pois é esse o número de vagas que o Segurança Presente disponibiliza em Itaguaí para ensinar jiu-jitsu a crianças entre 3 e 13 anos.
O lançamento do programa “Jiu-jitsu Presente” aconteceu no dia 29 de outubro na quadra onde as aulas vão ocorrer, no Ciep 048 – Djalma Maranhão, no bairro Vila Margarida.
Participaram da cerimônia o Comandante do 24º BPM, Tenente-coronel André Araújo de Oliveira; o subsecretário de projetos da Secretaria de Estado de Governo – Coronel Francisco José Pereira de Melo; o secretário municipal de Governo – Carlos André Franco Marques Viana; a secretária municipal de Assistência Social – Micheli Sobral dos Santos; o vereador Jocimar do Cartório, o presidente da Associação Comercial, Industrial e Agro Pastoril de Itaguaí – Tadashi Tani; o ex-vereador de Mangaratiba José Luís do Posto, além de empresários apoiadores do programa.
AINDA TEM VAGAS
Coordenador do projeto e comandante da 5ª Cia do 24º BPM, o capitão André Luiz Araújo Dias Ponteiro contou que a aulas são dadas pelo sargento Daniel Sousa da Silva, faixa preta em jiu-jitsu, formado em educação física e policial da operação. “O programa é o primeiro dentro da Operação Segurança Presente e tem a pretensão de alcançar até 200 crianças no município de Itaguaí nesse primeiro momento”, explicou.
Segundo o capitão André, as aulas acontecem às terças e quintas, manhã e tarde. O Ciep 048 – Djalma Maranhão ficaem frente à base do Itaguaí Presente, na rua Elvira Ciuffo Cicarino, Vila Margarida.
Para fazer a inscrição é fácil. Basta comparecer na base do Segurança Presente, no DPO dos Prédios, a aproximadamente 100 metros do Ciep 048.
A boa integração entre comunidade e polícia militar ganha em Itaguaí um importante capítulo, que, ao que tudo indica (e felizmente), não será o único.