Sebrae e governo do estado firmam parceria para capacitar empreendedores culturais do RJ
A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Secec) firmou nesta segunda-feira (20) um contrato com o Sebrae Rio para o aprimoramento de empreendedores do setor cultural interessados em participar de chamadas públicas. Produtores e artistas poderão participar de oficinas e palestras gratuitas, presenciais e online, ministradas por instrutores vinculados à entidade.
O objetivo é democratizar o acesso aos editais da própria Secec e outros órgãos públicos e empresas, ao qualificar os profissionais para uma melhor elaboração, gestão e prestação de contas dos seus projetos. A assinatura do termo foi realizada no Centro de Referência do Artesanato Brasileiro (Crab), no Centro do Rio, com a presença da secretária Danielle Barros e do diretor de Desenvolvimento do Sebrae Rio, Sergio Malta.
MÓDULOS E CARGA HORÁRIA
Os especialistas do Sebrae Rio vão ministrar, ao todo, 640 horas de atividades no modelo híbrido, durante 16 meses, tempo de vigência do contrato. A carga horária de cada participante para a obtenção do certificado foi estipulada em 18 horas, e será dividida em quatro módulos: Oficinas de Elaboração, Gestão, Prestação de Contas e Captação de Recursos de Projetos Culturais, além de palestra introdutória.
As palestras presenciais foram pensadas para sensibilizar o público-alvo a participar das oficinas. Ao abordar as quatro temáticas do ciclo de maneira resumida, elas estimulam quem produz cultura a buscar as capacitações oferecidas nas oficinas de projetos. Elas serão realizadas em dez regiões do estado do RJ ainda não informadas.
OFICINAS
A primeira oficina será a de Elaboração de Projetos e abordará as etapas da preparação de um plano, ao destacar os pontos de atenção para a construção da proposta e a sua importância como ferramenta para captação de recursos. O objetivo é difundir o conhecimento técnico capaz de fomentar o mercado cultural na criação e difusão de expressão e afirmação de identidades, assim como geração de renda e crescimento profissional.
Na segunda etapa, os participantes receberão ensinamentos sobre técnicas de gestão, processos e planejamento para o alcance de resultados concretos ao projeto elaborado, contribuindo para o aumento da competitividade dos negócios.
PRESTAÇÃO DE CONTAS
Na fase de Prestação de Contas, os instrutores apresentam a importância da organização e monitoramento de dados, planilhas e elaborações de relatórios. O objetivo é dar a atenção necessária para comprovar as realizações propostas e o acompanhamento dos resultados alcançados no projeto.
Esta etapa busca a capacitação e o fornecimento de ferramentas aos empreendedores do setor de economia criativa. Assim, eles podem desenvolver habilidades de planejamento e transparência na comprovação da execução dos objetos propostos e o uso dos recursos captados em projetos.
CAPTAÇÃO DE RECURSOS
Para capacitar os participantes para a Captação de Recursos, haverá oficina que abordará as diversas formas de financiamento e as etapas da captação. Esta vai auxiliar o produtor a desenvolver propostas mais qualificadas e agregar valor aos projetos, além de aprimorar suas habilidades de negociação e comunicação de acordo com os conceitos de mercado.
A Secec ainda vai divulgar no seu site e nas suas redes sociais o calendário com a abertura das inscrições e datas das palestras e oficinas. Quem tiver dúvidas é só mandar um e-mail para escoladaculturarj@cultura.rj.gov.br.