quarta-feira, janeiro 26, 2022
InícioOportunidadesDetran destina um dia de atendimento prioritário a pessoas com deficiência

Detran destina um dia de atendimento prioritário a pessoas com deficiência

Ação fará parte da programação da Semana Nacional de Trânsito, que vai até o dia 25 de setembro

Na próxima sexta-feira (24), o Detran-RJ vai realizar mais uma edição do Dia D, destinado ao atendimento prioritário do público formado por pessoas com deficiência (PCD). Neste dia, essas pessoas poderão realizar os serviços de identificação civil e habilitação em qualquer unidade do departamento, sem necessidade de agendamento. Os serviços veiculares serão disponibilizados, também sem agendamento prévio, mas somente no posto Detran Acessível – PCD, que fica na Avenida Francisco Bicalho, entrada pela Rua Idalina Senra, 35, em São Cristóvão.

O Detran informa que também estará disponível para o público PCD, no Dia D, a inscrição para o programa Cidadania Sobre Rodas, que oferece aulas gratuitas de direção para pessoas que necessitam de carro adaptado. Para se inscrever, o candidato deverá comparecer ao Posto Detran Acessível – PCD, das 8h às 16h, ou procurar uma das 13 Ciretrans que receberão as inscrições neste dia. “Além de inaugurarmos, em maio, o primeiro posto específico para pessoas com deficiência no Brasil, destinamos três datas no ano para atendimento prioritário”, destaca o presidente do Detran-RJ, Adolfo Konder.

CURSO DE MECÂNICA

Haverá, ainda, o curso Oficina Sob Medida, que ensina noções básicas de mecânica e elétrica de automóveis. O curso será ministrado no Posto Detran Acessível – PCD, das 9h30 às 15h. Já o curso específico para surdos será das 9h30 às 13h. “A luta por direitos e oportunidades iguais é antiga, mas, nas últimas décadas, se tornou um caminho a ser seguido. A inclusão do Dia D na Semana Nacional de Trânsito marca ainda mais a luta das pessoas com deficiência pela acessibilidade e inclusão, o que possibilita a equidade de oportunidades, que elas tanto merecem”, ressalta o presidente da Comissão PCD do Detran-RJ, Alex Pereira.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

A emissão de identidade será gratuita, assim como os serviços de primeira habilitação e renovação da carteira de motorista, sendo que os serviços de habilitação necessitam de abertura de processo administrativo. Os atendimentos serão feitos com a apresentação de laudo médico original, emitido nos últimos seis meses, informando o Código Internacional de Doenças (CID) e a descrição da deficiência.

Os interessados devem verificar no site www.detran.rj.gov.br quais os documentos obrigatórios para fazer cada serviço que desejam. Por exemplo, para tirar a Carteira de Identidade, é necessário apresentar original e cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento, dependendo do estado civil do requerente.

Os candidatos ao curso de direção Cidadania Sobre Rodas precisam levar original e cópia da Carteira de Identidade, original e cópia do CPF, original e cópia do comprovante de residência ou domicílio no estado do Rio de Janeiro (conta de água, luz ou telefone). Caso não possa apresentar a referida documentação, o candidato deverá preencher a Declaração de Residência fornecida pelo Detran no ato de abertura do processo administrativo.

Também é necessário estar com o laudo médico recente, emitido nos últimos seis meses, contendo o tipo e grau da deficiência, além do código da tabela CID-10.

Matérias relacionadas
- Advertisment -

Mais lidas

error: O conteúdo está protegido!