Prefeitura de Mangaratiba decreta ponto facultativo por causa da chuva
Por causa da previsão de fortes chuvas que devem atingir a cidade nesta quarta-feira (13), o prefeito Alan Costa decretou ponto facultativo
No início da tarde desta terça-feira (12), a Prefeitura de Mangaratiba, emitiu uma nota oficial declarando ponto facultativo por causa das fortes chuvas previstas para a região nesta quarta-feira (13).
De acordo com a nota oficial, a previsão para as próximas 48 horas indica condições de pancadas de chuva com acumulados significativos em áreas com elevada suscetibilidade a movimentos de massa e enxurradas no centro-sul do Estado Rio de Janeiro.
A nota informa ainda que, segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), as características geomorfológicas das regiões citadas, com bacias hidrográficas de curto tempo de resposta, associadas à previsão de altos acumulados, podem contribuir para eventos hidrológicos, com destaque para enxurradas.
No caso de Mangaratiba, a cidade por enfrentar dificuldades como aconteceu nos dias 4 e 5 de fevereiro, quando a chuva causou estragos e ocorrências de deslizamentos com margens de estradas e rodovias atingidas.
São aguardados, de acordo com a previsão, altos acumulados pluviométricos na Capital e Região Metropolitana, assim como nas encostas da Serra do Mar em Angra dos Reis e Mangaratiba. O ponto facultativo, no entanto, não vale para serviços essenciais como hospitais.
Como a previsão para as próximas horas é de chuva forte a muito forte na cidade, Mangaratiba pode entrar em Estágio de Alerta, e este evento pode causar alagamentos e deslizamentos.
A prefeitura recomenda que a população tome as seguintes ações:
– Somente se desloque em caso de extrema necessidade;
– Evite andar ou dirigir em ruas alagadas;
– Em pontos de alagamento, evite contato direto com postes ou equipamentos que possam estar energizados;
– Evite o contato com a água de alagamentos. A água pode estar contaminada e oferecer riscos à saúde;
– Verifique se há sinais de rachaduras em sua residência. Ao perceber trincas ou abalo na estrutura, acione a Defesa Civil Municipal e evite ficar em casa;
– Moradores de áreas de risco precisam ficar atentos aos alertas sonoros. O acionamento das sirenes indica perigo de deslizamento. As pessoas devem se deslocar para os pontos de apoio estabelecidos pela Defesa Civil Municipal.
– Também é importante ficar atentos às mensagens que chegam via SMS e através do aplicativo Whatsapp nos telefones já cadastrados.
– Fique atento às informações divulgadas pelos veículos de comunicação.
– Se necessário, use os telefones de emergência 193 (Corpo de Bombeiros), 199 (Defesa Civil), ou (21) 3789-2812.