Maria e José lideram nomes em Itaguaí, Seropédica e Costa verde
Levantamento do IBGE com dados do Censo 2022 mostra que municípios mantêm padrão estadual e nacional
Maria e José continuam sendo os nomes próprios mais comuns no Brasil e a hegemonia se repete também no estado do Rio de Janeiro. Segundo a atualização do levantamento “Nomes no Brasil”, divulgado nesta terça-feira (4) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com dados do Censo Demográfico 2022, os municípios apresentam o mesmo topo do ranking entre nomes e sobrenomes: Maria, José e o tradicional Silva como o mais frequente entre os registros de família.

A novidade desta edição é a inclusão dos sobrenomes na plataforma, que permite consultas detalhadas por região, gênero e período de nascimento. No Brasil, mais de 140 mil nomes próprios e 200 mil sobrenomes foram contabilizados, com Silva presente na identificação de 16,76% da população.
No Estado do Rio de Janeiro foi registrado o nome Maria 741.049 vezes, o nome José 250.172 vezes e o sobrenome Silva 2.515.895.
Municípios segue padrão
Em Itaguaí, maior cidade da região, os números são ainda mais expressivos: Maria aparece 4.750 vezes, José surge 1.816 vezes e o sobrenome Silva segue absoluto, com 21.839 registros.
Em Seropédica, o levantamento aponta Maria na liderança com 3.306 registros e José vem em primeiro nos nomes masculinos, com 1.278 já entre os sobrenomes, Silva domina com 15.593 ocorrências.
Costa Verde
Já em Mangaratiba, o cenário é parecido: Maria permanece no topo, com 1.701 registros e José, também no topo, com 662; já Silva é também o sobrenome mais comum, com 6.138 pessoas registradas.
No município de Angra dos Reis, Maria segue liderando com 8.332 e José com 3.072, nos sobrenomes Silva segue dominando com 27.275 registros.
Já em Paraty, o cenário segue o mesmo com Maria em primeiro lugar nos nomes femininos aparecendo 1793 vezes e José aparece 744 vezes nos nomes masculinos, e o sobrenome Silva segue liderando com 5.462
Ferramenta ampliada e interativa
O portal “Nomes no Brasil” traz ainda funcionalidades como mapas, linhas do tempo e rankings personalizados por estados e municípios. A seleção de um nome permite visualizar a idade mediana dos registrados e a concentração por década.
Outra novidade é o mapa-múndi “Nomes no Mundo”, que mostra nomes mais populares de cada país e quantos brasileiros os compartilham, como o sobrenome chinês Wang, que aparece em 1.513 registros no Brasil, e os bolivianos Juan e Juana, com 67.908 e 3.113 registros, respectivamente.
Sigilo estatístico preservado
Nomes com baixa incidência podem ter parte das informações ocultadas, mantendo o sigilo estatístico previsto pelo IBGE , medida que evita a identificação de pessoas com nomes raros.



