terça-feira, janeiro 18, 2022
InícioDestaquePrefeitura de Itaguaí faz esforços para escoar água de ruas alagadas

Prefeitura de Itaguaí faz esforços para escoar água de ruas alagadas

Secretária de Obras e subsecretário de Defesa Civil dão explicações; foco da ação é o Canal da 18

Como acontece sempre que chove um pouco mais forte, várias ruas de Itaguaí ficaram alagadas depois de um temporal que atingiu algumas regiões do Rio de Janeiro e que começou na segunda-feira (6). Por este motivo, a Prefeitura de Itaguaí divulgou na sua página da rede social Facebook algumas postagens que mostram o trabalho do governo para tentar minimizar o transtorno dos moradores com um problema crônico de décadas na cidade.

Na primeira postagem sobre o assunto, a prefeitura informa que desde terça-feira (7) equipes trabalham para reduzir os impactos. A Secretaria de Obras montou operação nos bairros com caminhões a vácuo para agilizar o retorno à normalidade.

Secretária de Obras Elisa dos Santos (de capa amarela) observa rio: projetos de dragagem para conter alagamentos (Reprodução internet)

Equipes da Secretaria de Assistência Social receberam no Ciep 497 famílias que ficaram desalojadas por algumas horas, mas todas já retornaram a suas casas.

Na manhã de quarta-feira (8), houve aula normal nas escolas da rede pública.  Não há registros de mortes, feridos ou desabrigados.

Ainda segundo a prefeitura, o volume da chuva passou de 138 milímetros em 24 horas.

AUTORIDADES

Em outra postagem, um vídeo traz a Secretária Municipal de Obras e Urbanismo, Elisa Giovanna dos Santos e o subsecretário de Defesa Civil, Tenente-coronel Escarani.

Escarani e Elisa dos Santos em vídeo publicado pela prefeitura no Facebook (Reprodução internet)

A secretária declarou o seguinte: “Estamos até fazendo o emergencial, porque estamos com ação em todos os trechos dos canais. Fizemos o canal da Ponte Preta, fizemos lá no 26 de Dezembro, Mangueira, e lá não tivemos problemas de alagamento. Aqui no canal da 18, no Viana, nós iniciamos agora no início de dezembro a dragagem dos rios. Nós também pegamos na sexta-feira um projeto de macro-drenagem que a secretaria licitou. Hoje estaremos executando um desses projetos, que é para desafogar o canal da 18, justamente o canal que está muito cheio, devido ao fato de que há muitas edificações dentro dos rios, muito lixo e estamos executando essa ação, removendo o lixo. Há alguns muros que vamos remover para melhorar o escoamento dessas águas do canal da 18. Fazendo isso, as águas das ruas alagadas vão escoar”.

O Tenente-coronel Escarani disse: “A Defesa Civil está acompanhando e monitorando desde o início das chuvas, os locais que estão alagados, as condições das famílias atingidas, estamos com as secretarias de Obras e Assistência Social, dentre outras, para atender com ajuda humanitária e vistoria das casas”.

Veja mais de:
Matérias relacionadas
- Advertisment -

Mais lidas

error: O conteúdo está protegido!