Prefeitura de Itaguaí faz esforços para escoar água de ruas alagadas
Como acontece sempre que chove um pouco mais forte, várias ruas de Itaguaí ficaram alagadas depois de um temporal que atingiu algumas regiões do Rio de Janeiro e que começou na segunda-feira (6). Por este motivo, a Prefeitura de Itaguaí divulgou na sua página da rede social Facebook algumas postagens que mostram o trabalho do governo para tentar minimizar o transtorno dos moradores com um problema crônico de décadas na cidade.
Na primeira postagem sobre o assunto, a prefeitura informa que desde terça-feira (7) equipes trabalham para reduzir os impactos. A Secretaria de Obras montou operação nos bairros com caminhões a vácuo para agilizar o retorno à normalidade.
Equipes da Secretaria de Assistência Social receberam no Ciep 497 famílias que ficaram desalojadas por algumas horas, mas todas já retornaram a suas casas.
Na manhã de quarta-feira (8), houve aula normal nas escolas da rede pública. Não há registros de mortes, feridos ou desabrigados.
Ainda segundo a prefeitura, o volume da chuva passou de 138 milímetros em 24 horas.
AUTORIDADES
Em outra postagem, um vídeo traz a Secretária Municipal de Obras e Urbanismo, Elisa Giovanna dos Santos e o subsecretário de Defesa Civil, Tenente-coronel Escarani.
A secretária declarou o seguinte: “Estamos até fazendo o emergencial, porque estamos com ação em todos os trechos dos canais. Fizemos o canal da Ponte Preta, fizemos lá no 26 de Dezembro, Mangueira, e lá não tivemos problemas de alagamento. Aqui no canal da 18, no Viana, nós iniciamos agora no início de dezembro a dragagem dos rios. Nós também pegamos na sexta-feira um projeto de macro-drenagem que a secretaria licitou. Hoje estaremos executando um desses projetos, que é para desafogar o canal da 18, justamente o canal que está muito cheio, devido ao fato de que há muitas edificações dentro dos rios, muito lixo e estamos executando essa ação, removendo o lixo. Há alguns muros que vamos remover para melhorar o escoamento dessas águas do canal da 18. Fazendo isso, as águas das ruas alagadas vão escoar”.
O Tenente-coronel Escarani disse: “A Defesa Civil está acompanhando e monitorando desde o início das chuvas, os locais que estão alagados, as condições das famílias atingidas, estamos com as secretarias de Obras e Assistência Social, dentre outras, para atender com ajuda humanitária e vistoria das casas”.