Pesquisa mostra que número de mortes em ações de forças de segurança sobe 30%
ÍNDICE
O Instituto de Segurança Pública (ISP) divulgou, na tarde de quarta-feira (14), os últimos dados da criminalidade e da atividade policial do estado do Rio de Janeiro. Segundo o levantamento houve um aumento de 30% no número de mortes por ‘intervenção legal’, ou seja, mortes em confrontos com a polícia, que eram conhecidos como ‘autos de resistência’. O estudo compara os números de outubro de 2017 com o mesmo mês desse ano. Contudo, na comparação com os últimos três meses anteriores de 2018, houve uma queda de 4%.
O estudo mostrou ainda, uma redução foi de 15% nos números de mortes violenta (homicídio doloso, latrocínio, lesão corporal seguida de morte e morte por intervenção legal) quando comparado com outubro de 2017. Foram 517 vítimas registradas no mês passado, representando o menor número para o mês desde 2015. Quando a amostra é comparada com setembro deste ano, o ISP registrou um aumento de 3%.
O mês de outubro deste ano também registrou o menor número de homicídios dolosos desde 2014. No total, foram 378 vítimas. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, quando o instituto registrou 486 mortes, a queda foi de 22%.
Outra comparação positiva para os moradores do Rio de Janeiro é em relação aos roubos de carga. Os dados apontam para uma queda de 28% em relação a outubro de 2017. Foram 651 ocorrências, o menor indicador para o mês desde 2014. Os roubos de veículos registraram redução de 1% em outubro com relação ao mesmo período do ano anterior e os roubos de rua (roubo a transeunte, roubo de aparelho celular e roubo em coletivo) aumentaram 4%.