Parque Estadual Cunhambebe celebra 16 anos com programação especial

Evento contou com palestras, trilhas interpretativas, apresentações culturais e participação de comunidades locais

Para comemorar 16 anos de criação, o Parque Estadual Cunhambebe presenteou seus visitantes com uma programação especial realizada na sede da unidade de conservação, em Mangaratiba. As atividades incluíram palestras educativas, visitas guiadas, trilhas interpretativas e apresentações culturais, proporcionando uma experiência ecológica e inclusiva aos participantes.

Pela manhã, a unidade de conservação recebeu crianças e idosos assistidos pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras). O evento também contou com a participação do Quilombo da Marambaia e dos indígenas Guarani da Terra Indígena do Bracuí, que realizaram apresentações culturais. Entre as atividades, destacaram-se as visitas guiadas às exposições e ao meliponário, além de uma trilha interpretativa que permitiu ao público se conectar com a natureza.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Evento também contou com a participação dos indígenas Guarani da Terra Indígena do Bracuí

PARTICIPAÇÃO DE ALUNOS E PARCERIAS

Simultaneamente, alunos da primeira turma de Condutores de Ecoturismo da Faetec participaram das atividades, ampliando seu conhecimento prático e interagindo com o ambiente do parque. Na parte da tarde, a programação contou com a presença de parceiros como prefeituras e secretarias dos municípios abrangidos pelo parque, Conselheiros da Unidade de Conservação, além de servidores de diversos setores do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade. Esse encontro fortaleceu a colaboração entre as entidades e celebrou as conquistas do Parque Estadual Cunhambebe.

DISTRIBUIÇÃO DE BRINDES E MATERIAIS INFORMATIVOS

Durante as atividades, foram distribuídos brindes e materiais informativos sobre a unidade de conservação. O evento teve apoio da Vale, no âmbito da parceria celebrada no Acordo de Cooperação Nº01/2020, por meio do qual a instituição se comprometeu a apoiar atividades que visam à proteção da biodiversidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

PARQUE ESTADUAL CUNHAMBEBE

Com área aproximada de 38 mil hectares, o Parque Cunhambebe está situado na Região da Costa Verde do Estado e abrange partes dos municípios de Itaguaí, Mangaratiba, Angra dos Reis e Rio Claro. Um dos objetivos para a criação da unidade de conservação foi assegurar a preservação dos remanescentes de Mata Atlântica da porção fluminense da Serra do Mar, e conectar os maciços florestais da Bocaina e do Tinguá.

Integrantes do Grupo Cultural Filhos da Marambaia

Redação

O Jornal Atual atua desde 2001 nas cidades de Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica, bem como em parte da Zona Oeste do município do Rio de Janeiro, abordando o cotidiano da região e prestando serviço à comunidade da qual está inserida.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
/* */