sexta-feira, outubro 22, 2021
InícioItaguaíOperação Detran Seguro é iniciada no Estado

Operação Detran Seguro é iniciada no Estado

Medida segue exemplo da Lei Seca e visa garantir à população a integridade das operações A Operação Detran Seguro teve início nesta segunda-feira (8) em vias púbicas do estado. Todas as ações da Operação Detran Seguro são filmadas por câmeras ligadas online a uma central de monitoramento, localizada na sede do departamento. A medida é preventiva, segue o exemplo da Operação Lei Seca, e busca dar garantia à população sobre a integridade das operações. Além da filmagem online, as ações contam com a tecnologia OCR, um carro equipado com câmeras que identificam, pela placa, se o veículo ou o proprietário tem alguma pendência com o Detran-RJ. O objetivo é selecionar os carros com problemas, para minimizar os efeitos da blitz no trânsito e dar maior efetividade à operação. Agentes do órgão seguem protocolo previamente def

Medida segue exemplo da Lei Seca e visa garantir à população a integridade das operações

A Operação Detran Seguro teve início nesta segunda-feira (8) em vias púbicas do estado. Todas as ações da Operação Detran Seguro são filmadas por câmeras ligadas online a uma central de monitoramento, localizada na sede do departamento. A medida é preventiva, segue o exemplo da Operação Lei Seca, e busca dar garantia à população sobre a integridade das operações. Além da filmagem online, as ações contam com a tecnologia OCR, um carro equipado com câmeras que identificam, pela placa, se o veículo ou o proprietário tem alguma pendência com o Detran-RJ. O objetivo é selecionar os carros com problemas, para minimizar os efeitos da blitz no trânsito e dar maior efetividade à operação.

Agentes do órgão seguem protocolo previamente definido para avaliar sete itens: pneus, lataria, vidros, placas de identificação, farol, comandos de seta e aferição de gases poluentes. Esses são os mesmos itens que existem na vistoria anual, extinta pela Lei 8.269/18 e realizadas anteriormente nos postos. 

As ações acontecerão diariamente, inclusive aos sábados e domingos, e serão acompanhadas por equipes da Educação no Trânsito, que auxiliarão os agentes na orientação aos motoristas sobre os itens a serem verificados. Eles reforçarão a importância de manter o veículo em bom estado.

Caso seja identificada alguma irregularidade, o veículo será liberado se o problema puder ser sanado em prazo determinado, e só será apreendido caso não apresente segurança para circular. No entanto, o certificado de licenciamento anual será recolhido, o proprietário receberá um recibo, assinalando a entrega do CRLV, e terá entre três e sete dias úteis para se apresentar ao Detran com o veículo regularizado e reaver o documento. 

Veja mais de:
Matérias relacionadas
- Advertisment -

Mais lidas

error: O conteúdo está protegido!