domingo, julho 3, 2022
InícioCultura/DiversãoFim de semana será com a 1ª Festa da Imigração Japonesa em...

Fim de semana será com a 1ª Festa da Imigração Japonesa em Itaguaí

Município possui a maior colônia asiática em todo o Estado do Rio de Janeiro. O evento terá vários aspectos da cultura nipônica

Nos dias 4 e 5 de junho, a Prefeitura de Itaguaí vai realizar a 1ª Festa da Imigração Japonesa, um evento gratuito que acontecerá no Parque Municipal, a partir das 18h. A programação será diversificada, com apresentações da cultura oriental, oficinas, exposições, além da culinária nipônica. Segundo a Secretaria Municipal de Eventos, o público vai poder conferir apresentação de cosplay, shows de música e dança, workshops de origami e de mangá, entre outras atrações.

A festividade foi instituída pela Lei nº 3.502, aprovada em 2017 pela Câmara de Vereadores para homenagear a Colônia Japonesa de Itaguaí, que é considerada a maior do Estado do Rio de Janeiro. A iniciativa foi de autoria do então vereador Minoru Fukamati.  A celebração fará uma homenagem simbólica, com a entrega de Moção a 63 famílias tradicionais da matriz nipônica no município. Há uma expectativa da presença do Cônsul Geral do Japão, Ken Hashiba, e do representante da Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira do Estado do Rio (Renmei), Minoru Matsura.

“A intenção é prestigiar e reconhecer a importância desses imigrantes que chegaram ao nosso município. Eles tiveram papel fundamental no crescimento e desenvolvimento de Itaguaí, seja na produção agrícola, no comércio e no desenvolvimento econômico, histórico e cultural, além do incentivo ao esporte como artes marciais, beisebol e vôlei”, descreve Minoru Fukamati, subsecretário de Governo da administração municipal. 

EVENTO EM PARCERIA

A Festa Japonesa tem parceria do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O projeto Ativação Cultural Itaguaí está encarregado de organizar as atrações culturais. Desde sua implantação, a iniciativa já beneficiou mais de 15 mil alunos de escolas públicas do município e ofereceu mais de 550 horas de oficinas gratuitas, buscando o resgate e a valorização da cultura itaguaiense.

“No primeiro ano, o tema do projeto foi a comemoração do bicentenário da cidade, contando a história através de diversas atividades culturais em praças e escolas”, relembra a idealizadora do projeto, Alessandra Reis.

A FESTA

Entre os artigos típicos, haverá kokeshi (boneca tradicional japonesa), samurai arqueiro, kimonos, bonsai, agricultura. Opções gastronômicas não vão faltar, como tempurá, yakissoba, bentô, sushi, sashimi. Adultos e crianças poderão aprender um pouco mais dessa rica cultura nas oficinas de mangá, ikebana, origami e escrita japonesa.

E ainda atrações diversas, como a música de taiko (tambores), cosplay de personagens, a presença da Miss Nikkey, decoração tanabata e exibição de artes marciais. O Parque Municipal fica na Estrada do Trapiche, nº 2, Centro.

Matérias relacionadas

Mais lidas

error: O conteúdo está protegido!