quarta-feira, outubro 20, 2021
InícioItaguaíHospital Pedro Ernesto inaugura programa de cirurgia robótica

Hospital Pedro Ernesto inaugura programa de cirurgia robótica

O Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe), vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, inaugurou o Programa de Cirurgia Robótica. O robô modelo Da Vinci Xi vai realizar cirurgias de alta complexidade, nas áreas urológica, geral, torácica e ginecológica. Além de proporcionar tratamento de ponta aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), o programa visa o treinamento e a formação de recursos humanos especializados, como a produção de conhecimentos científicos. Na cirurgia robótica, não é o cirurgião que atua diretamente no campo operatório. Um robô controlado pelo médico garante a precisão durante o procedimento. Monitores acoplados ao sistema possibilitam a visão do campo operatório para toda a equipe cirúrgica, o que permite que o cirurgião-auxiliar também atue no procedimento. Além dos benefí

O Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe), vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, inaugurou o Programa de Cirurgia Robótica. O robô modelo Da Vinci Xi vai realizar cirurgias de alta complexidade, nas áreas urológica, geral, torácica e ginecológica.

Além de proporcionar tratamento de ponta aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), o programa visa o treinamento e a formação de recursos humanos especializados, como a produção de conhecimentos científicos.

Na cirurgia robótica, não é o cirurgião que atua diretamente no campo operatório. Um robô controlado pelo médico garante a precisão durante o procedimento. Monitores acoplados ao sistema possibilitam a visão do campo operatório para toda a equipe cirúrgica, o que permite que o cirurgião-auxiliar também atue no procedimento.

Além dos benefícios para os pacientes, é importante deixar registrado o esforço que Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação fez, por meio da Faperj, para conseguir efetivar o investimento necessário para a implementação do serviço, que gira em torno de R$ 16 milhões. Essa ação é a demonstração do Estado dando a devida importância para a saúde pública do cidadão fluminense”. disse o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Rodrigues.

Segundo Ruy Garcia, reitor da Uerj, a aquisição do robô marca a retomada da inovação tecnológica na universidade.

“O robô traz para o hospital tecnologia, aumento do movimento cirúrgico e cirurgia de alta complexidade, que é o papel principal do hospital dentro da rede de saúde”, afirmou o reitor.

Veja mais de:
Matérias relacionadas
- Advertisment -

Mais lidas

error: O conteúdo está protegido!