Corrida 10K Ternium volta às ruas de Santa Cruz e arrecada 1,5 toneladas de alimento
Após três anos de espera, aconteceu no último domingo (28) a terceira edição da corrida 10K Ternium, em Santa Cruz, bairro da capital vizinho à Itaguaí. Repleta de histórias de superação, a corrida de rua ainda arrecadou 1,5 toneladas de alimentos que serão distribuídas pela ONG Ser Cidadão a famílias em situação de vulnerabilidade. Ao todo, 1,4 mil corredores de todas as idades percorreram o trajeto histórico do Bairro Imperial, em percursos de três, cinco e 10 quilômetros.
Além de incentivar a prática de esporte para todas as idades, a 10k Ternium deste ano também promoveu a inclusão e a integração de pessoas com deficiência (PCD), como é o caso de Celso Batista, 51, aposentado e cadeirante. Ele, que mora em Duque de Caxias, mostrou entusiasmo: “A 10K foi uma ótima experiência, minha primeira vez na corrida de Santa Cruz. A cada corrida de rua que participo faço mais amigos, uma interação que nos faz bem”.
Com episódio de hemiparesia após sofrer um atropelamento, Rejane Moreira, 42, contou que completar a caminhada foi uma superação pessoal, já que apresenta dificuldades para andar: “Posso não ter a velocidade dos demais, mas percebi que tenho a mesma força de vontade. Vou levar para a vida a minha superação de hoje e o incentivo que recebi das pessoas na prova. Com a medalha, vou mostrar para muita gente que me superei nesta jornada”, prometeu a auxiliar de processos metalúrgicos.
A dona de lar Clarice Rosa, 44, foi diagnosticada com depressão e viu na corrida uma chance de recomeço: “Meu médico deu um ultimato e resolvi que quero viver. Comecei a realizar atividades físicas e me preparei para a corrida. Hoje foi a minha primeira experiência, mas pretendo participar de outras”, explicou a moradora de Campo Grande.
PERCURSO HISTÓRICO
A corrida atravessou o corredor cultural de Santa Cruz, recém-nomeado como o segundo Bairro Imperial do Rio de Janeiro (o primeiro é São Cristóvão). Da largada no Batalhão Villagran Cabrita à chegada no Palacete Princesa Isabel, os corredores ainda atravessaram a Base Aérea de Santa Cruz, cruzando a Reta da Base. As inscrições para a terceira edição da 10K Ternium foram realizadas de forma gratuita, embora a organização tenha incentivado que cada participante contribuísse com 1kg de alimento não-perecível no momento da retirada dos kits. As doações serão distribuídas pela ONG Ser Cidadão para famílias em situação de vulnerabilidade.