CONFIRA A VERSÃO DIGITAL DA REVISTA "ITAGUAÍ 206 ANOS"!

Clique aqui e leia

Energia elétrica fica mais cara a partir desta terça-feira (1º)

Entra em vigor a bandeira vermelha patamar 2, a tarifa mais alta do sistema

A conta de energia elétrica vai pesar mais no bolso dos consumidores a partir desta terça-feira, 1º de outubro. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) acionou a bandeira vermelha patamar 2, a tarifa mais alta do sistema, o que representa um aumento considerável no custo da energia. Com a nova medida, o preço para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos passa de R$ 4,463 para R$ 7,877, impactando diretamente as faturas de energia dos brasileiros.

O anúncio foi feito pela Aneel na última sexta-feira (27), em função do risco hidrológico, causado pelo nível baixo dos reservatórios e a elevação do preço da energia no mercado. Esse aumento é reflexo direto do custo da produção de energia, que não foi completamente contratado pelas distribuidoras.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CLIQUE AQUI E LEIA SOBRE: FALTA DE LUZ E MOTIVO DE RECLAMAÇÃO DE MORADORES

SISTEMA DE BANDEIRAS TARIFÁRIAS

O sistema de bandeiras tarifárias, implantado em 2015, visa tornar os custos de geração de energia mais transparentes para os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Ele é composto pelas cores verde, amarela e vermelha, com dois patamares para esta última. A bandeira verde significa que não há cobrança adicional, enquanto a amarela e a vermelha indicam custos extras, com o patamar 2 da bandeira vermelha representando o valor mais elevado.

Desde setembro, a bandeira vermelha patamar 1 estava em vigor, após um longo período de bandeira verde, o que oferecia um alívio no valor da conta de luz.

IMPACTO NO BOLSO E POSSIBILIDADE DE ECONOMIA

O sistema de bandeiras tarifárias permite que os consumidores adaptem seus hábitos de consumo, especialmente em momentos de alta nas tarifas. O objetivo é incentivar a economia de energia e minimizar os impactos no valor da conta, em períodos em que a produção de energia fica mais cara devido às condições hidrológicas desfavoráveis.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a zona oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com