segunda-feira, outubro 18, 2021
InícioSem categoriaCâmara de Itaguaí inicia as atividades de 2019

Câmara de Itaguaí inicia as atividades de 2019

Para um plenário praticamente vazio, em que se podia contar nos dedos os presentes, entre assessores e imprensa, a Câmara Municipal de Itaguaí (CMI), realizou, na tarde desta segunda-feira (4), o primeiro ato que marca o retorno das atividades parlamentares na cidade. A sessão solene de instalação do primeiro período Legislativo de 2019 contou com a presença de 10 dos 17 vereadores. Após abrir a solenidade, o presidente Rubem Vieira (PN) fez a leitura de artigo do Regimento Interno (RI), destacando que durante a sessão solene não haveria ordem do dia e grande expediente, sendo, inclusive, dispensada a leitura da ata e verificação da presença. Após a leitura do RI, o vereador Gil Torres solicitou ao presidente um minuto de silêncio para as vítimas da tragédia no município de Brumadinhos, em Minas Gerais. Dando continuidade à soleni

Para um plenário praticamente vazio, em que se podia contar nos dedos os presentes, entre assessores e imprensa, a Câmara Municipal de Itaguaí (CMI), realizou, na tarde desta segunda-feira (4), o primeiro ato que marca o retorno das atividades parlamentares na cidade. A sessão solene de instalação do primeiro período Legislativo de 2019 contou com a presença de 10 dos 17 vereadores.

Após abrir a solenidade, o presidente Rubem Vieira (PN) fez a leitura de artigo do Regimento Interno (RI), destacando que durante a sessão solene não haveria ordem do dia e grande expediente, sendo, inclusive, dispensada a leitura da ata e verificação da presença.

Após a leitura do RI, o vereador Gil Torres solicitou ao presidente um minuto de silêncio para as vítimas da tragédia no município de Brumadinhos, em Minas Gerais. Dando continuidade à solenidade, Rubem Vieira explicou que o período legislativo se inicia no dia 2 de fevereiro, porém, a data caiu no sábado. “Segundo o RI, ocorrendo esse imprevisto nessa data, a solenidade deve ser marcada para o primeiro dia útil subsequente, no caso esta segunda-feira”, explicou o presidente, franqueando a palavra aos parlamentares.

Como nenhum vereador se pronunciou, o presidente ressaltou que durante o recesso legislativo foi instalado no plenário um painel eletrônico que só entrará em funcionamento após a regulamentação no RI. “Apresentaremos uma emenda na sessão desta terça-feira (5), incluindo a votação eletrônica. E assim que for aprovada e promulgada a lei, passaremos a fazer as votações no painel eletrônico”, concluiu o presidente, encerrando a sessão solene e marcando a próxima para esta terça-feira, às 18h.

Além do painel eletrônico, quem for acompanhar a primeira sessão ordinária do ano vai encontrar o plenário com algumas mudanças, como as molduras das fotografias dos pontos turísticos da cidade, em preto e branco. O que também mudou e não agradou aos poucos presentes que acompanharam a sessão foi o crucifixo e o brasão da República que, por causa da instalação do painel eletrônico, foram instalados na parede acima das portas dos banheiros feminino e masculino. “Não pegou bem a instalação do crucifixo entre os dois banheiros. O ideal seria na parede do fundo do plenário”, comentou uma pessoa que chegou ao fim da sessão e reparou as poucas mudanças realizadas no plenário durante o recesso. A pouca visibilidade do painel eletrônico também foi citada por um dos presentes.

WELINGTON CAMPOS

welington.campos@jornalatual.com.br

Veja mais de:
Matérias relacionadas
- Advertisment -

Mais lidas

error: O conteúdo está protegido!