Audiência pública discute Plano de Redução de Risco em Mangaratiba
Encontro destaca mapeamento de áreas de risco e estratégias de prevenção de desastres
A Defesa Civil de Mangaratiba realizou nesta segunda-feira (29) uma audiência pública para a elaboração do Plano Municipal de Redução de Risco de Mangaratiba (PMRRM). O encontro, que acontedeu no Centro Cultural Cary Cavalcanti, apresentou resultados de um estudo sobre a identificação e mapeamento das áreas de risco, visando a prevenção de desastres.
O evento foi conduzido pelo secretário de Defesa Civil de Mangaratiba, coronel Paulo Rogério Escarani, que discutiu os dados levantados por meio de pesquisa desenvolvida pela empresa de consultoria OGOF Soluções Inteligentes. Foram detalhadas as medidas a serem incluídas no PMRRM para reduzir os riscos e garantir uma comunicação clara e eficaz com a população.
O estudo não apenas identificou e mapeou os pontos de risco, sujeitos a deslizamentos de terra e inundações em Mangaratiba, mas também desenvolveu uma análise de vulnerabilidades e capacidades. Além disso, traçou um plano de resposta e preparação para emergências, apontou rotas de fuga no município, realizou o levantamento dos pontos de apoio nos distritos e enfatizou a importância do monitoramento e avaliação contínuos no apoio às ações de prevenção.
PARTICIPAÇÃO E COLABORAÇÃO
A audiência contou com a participação de agentes da Defesa Civil de Mangaratiba, da Regional de Defesa Civil da Costa Verde (Redec Costa Verde), da Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro, do Parque Estadual Cunhambebe, do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), e representantes das secretarias municipais de Habitação, Serviços Públicos, Obras e Urbanismo, Agricultura e Pesca, Assistência Social e Direitos Humanos, Turismo e Cultura.