Divulgado balanço da Operação Detran Seguro
Criada para substituir a vistoria anual, Operação Detran Seguro completou quatro meses, com 471 ações de fiscalização. Segundo dados do Detran, durante esse período foram abordados 13.194 veículos e aplicados 5.602 autos de infração.
De acordo com o Detran, as multas mais comuns foram, pela ordem, mau estado de conservação (29,33%), falta de licenciamento (27,37%), condutor não habilitado (7,33%), veículo com lacre violado ou falsificado (5,7%) e CNH vencida há mais de 30 dias (4.74%).
O vice-presidente do Detran.RJ, Marcelo Bertolucci, informou que o órgão planeja aumentar o número de operações diárias. “A população está recebendo a operação muito bem. Nosso objetivo não é punir, mas sim zelar pela segurança viária. Além da prudência e atenção ao volante, o veículo em bom estado de conservação é fundamental para diminuição do número de acidentes. Nos próximos dois meses esperamos dobrar as ações por todo o estado”, adianta Bertolucci.
A Operação Detran Seguro conta com o apoio das câmeras OCR, que permitem o reconhecimento óptico de caracteres das placas, fazendo com que seja possível selecionar previamente os veículos que serão abordados.