Passe livre para alunos dos ensinos técnico e superior será votado
BENEFÍCIOS A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) votará na próxima terça-feira (28), em segunda discussão, o projeto de lei 4.021/18 que garante o passe livre nos transportes intermunicipais aos estudantes da rede pública de todas as modalidades de ensino técnico (integrado, concomitante e subsequente) e para alunos de universidades públicas e privadas do Estado do Rio. O anúncio foi feito durante reunião na Alerj realizada na quinta-feira (23) com diversos representantes do movimento estudantil.
Atualmente, o passe livre nos transportes intermunicipais já é garantido aos alunos do ensino fundamental e médio das escolas da rede pública municipal, estadual e federal. Presente na reunião, o estudante Gabryel Henrici, de 25 anos, defendeu a ampliação do passe livre. Morador de Duque de Caxias, Gabryel cursa História na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). “Moro na Baixada Fluminense e tenho que vir diariamente ao Centro do Rio para estudar. Gasto aproximadamente R$ 500 por mês somente com transporte. Já pensei em desistir da faculdade diversas vezes, minha sorte é que conto com a ajuda do meu pai”, declarou.
A reunião entre os estudantes e parlamentares foi uma solicitação do deputado Paulo Ramos (PDT). Na última terça-feira (21), a Comissão de Trabalho, presidida por este parlamentar, já havia realizado audiência pública sobre o tema.