Vale vai transportar empregados de Itaguaí em ônibus elétrico
A Vale realizará um projeto piloto com um ônibus 100% elétrico no transporte de empregados dentro da Companhia Portuária Baía de Sepetiba (CPBS), em Itaguaí. Atualmente, a empresa aguarda a emissão de todas as autorizações necessárias para a utilização do veículo.
O ônibus tem autonomia para percorrer 300 km e um tempo de recarga de 6 horas. O veículo passará por avaliação de performance e viabilidade durante 36 meses.
A montagem do veículo ocorreu em São Paulo. A empresa Serra Verde – prestadora de serviços de transporte para a Vale – adquiriu o modelo, que é adaptado para cadeirantes.
A capacidade total é de 40 passageiros. Mas, durante a pandemia, de acordo com os protocolos de prevenção, o ônibus transportará no máximo 20 pessoas.
O projeto faz parte da estratégia da Vale de se tornar carbono zero até 2050.
MEIO AMBIENTE AGRADECE
O Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) divulgou um relatório da Bloomberg New Energy Finance (BNEF) que mostra o seguinte: os carros elétricos devem passar de 2 milhões para 56 milhões de unidades até 2040, o que corresponde a mais da metade dos veículos do mundo.
O motivo é que a produção desses carros elétricos custarão menos, e a previsão é que tenham cada vez mais espaço no mercado automotivo mundial. Já a venda dos carros convencionais, abastecidos com combustível, cairá de 85 milhões para 42 milhões.
O meio ambiente agradece, pois, apesar do crescimento do número de carros em circulação, não haverá tanta emissão dos gases tóxicos que contribuem para o aquecimento global.