Tríplice coroa e dobradinha marcam início do XTerra Costa Verde

Iniciando a temporada 2019 mais cedo (nos últimos anos foi em março), o XTerra lotou o Portobello Resort & Safári, localizado em Mangaratiba, no último fim de semana. Com cerca de 4.000 atletas presentes na área externa do luxuoso hotel, a 1° etapa do evento, nomeada XTerra Costa Verde, contou com as disputas de triathlon, aquathlon, trail run (5K, 10K e 21K), swim challenge (1,5K e 3K) e a corrida Kids. Quem roubou a cena foram o triatleta Marcus Fernandes, de 32 anos, que triunfou nas três provas que participou (triathlon, trail run 5K e aquathlon) e o nadador Artur Pedroza, vencedor das duas distâncias da natação em mar aberto.

Apesar da chuva intensa que Mangaratiba recebeu entre os dias 3 e 6 de fevereiro, o clima do evento apresentado pelo SESI foi típico de um verão carioca: muito sol, diversão e felicidade em meio aos cenários encantadores do Portobello, com seus animais exóticos à mostra e sua coloração esverdeada.  O XTerra Fest, exclusivo para os atletas inscritos e seus acompanhantes, foi comandado pelo cantor Rodrigo Santos, ex-baixista do Barão Vermelho, e agitou a noite de sábado (9) ao som clássico do rock’n’roll nacional e muita cerveja Praya liberada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

TRIATHLON

A principal modalidade do XTerra teve sua primeira prova do ano repleta de candidatos ao lugar mais alto do pódio. Entre os homens, o atual heptacampeão nacional Felipe Moletta, o atual campeão da etapa de Costa Verde Fernando Toldi, Rafael Juriti e Marcus Fernandes, o Markinhos, eram os favoritos. Melhor para Markinhos, que sobressaiu na parte aquática e saiu do mar com pelo menos um minuto à frente dos demais. Depois do ótimo desempenho inicial, o fundador da MF Assessoria Esportiva só precisou administrar a primeira colocação. Moletta ficou em segundo lugar, seguido por Toldi.

“Fiquei muito feliz com meu final de semana em Mangaratiba e dou os parabéns para as provas super bem organizadas do XTerra. Com certeza farei o circuito 2019 todo e vou atrás do título”, garantiu Markinhos.

Na categoria feminina, a vencedora foi Laura Mira, embaixadora do XTerra e vice-campeã do ranking 2018. Com um desempenho avassalador, Laura terminou o percurso inteiro com dez minutos de sobra para a segunda colocada, Luiza Zanini e 14 para a terceira, a estreante entre profissionais, Mirian Damásio. “Na primeira prova do ano a emoção é maior! Coração a mil do início ao fim, mas é ótimo começar com uma vitória em uma etapa linda entre amigos. Parabenizo as novas meninas da elite feminina, tomara que a modalidade continue crescendo porque o calendário de 2019 vai bombar”, afirmou Laura.

AQUATHLON

A competição foi dominada do início ao fim pelo santista Marcus Fernandes, que chegou a ser ameaçado por Dudu Gonzalez, vencedor da modalidade em 2018, mas os quase dois minutos de diferença na parte da corrida fizeram a diferença para Markinhos, que levantava seu segundo troféu no dia. A categoria feminina contou com o retorno de Luzia Bello, tetracampeã no triathlon (2010, 2011, 2012 e 2013) e membra do Hall da Fama XTerra. Após cinco anos afastada, a conterrânea de Markinhos venceu a prova e foi homenageada durante a premiação. A dupla natural de Santos também foi campeã nos 5K de trail run, que é a modalidade perfeita para os que estão iniciando a rotina de praticar os esportes off-road. A corrida foi disputada no domingo (10), e contou com mais de 1.000 competidores.

TRAIL RUN (10K E 21K)

Nas trails runs o percurso estava extremamente desafiador, com subidas e solos diversificados, o que aumentou a diversão para os amadores e o desafio para os profissionais da competição. Antônio Gonçalves e Geisla dos Santos, bicampeão e pentacampeã do ranking respectivamente, não conseguiram começar o ano da forma que estão acostumados, vencendo. O mineiro ficou com a segunda posição, atrás de Raphael Valverde, da equipe Runners da Vila Militar e que já havia vencido a etapa em 2018. Já a ilhabelense Geisla, revelou que o foco da temporada é ficar entre as cinco primeiras no XTerra World Championship, no Havaí, no fim do ano. Solange Mariano, que ano passado havia levado o troféu de ouro nos 10K, foi a grande vencedora dos 21K de 2019, mostrando rápida evolução e que será uma forte concorrente ao ranking atual.

Nos 10K a corredora da Angra Runners Helenice Barboza chegou à frente das mais de 300 competidoras na modalidade. Nos homens, Renato Campos foi o campeão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NATAÇÃO

Nas provas de natação em mar aberto, mais de 450 nadadores se aventuraram nas águas cariocas de Mangaratiba. O multicampeão Artur Pedroza não cansa de colecionar troféus e feitos históricos e, desta vez, inscreveu-se tanto na modalidade de 3K, onde já é tetracampeão nacional, quanto nos 1,5K. O atleta de 44 anos, que é embaixador XTerra e que também integra o Hall da Fama XTerra não deu chance para possíveis “zebras” e ditou o ritmo de ambas competições. Artur é o único atleta na história do evento que jamais perdeu uma simples prova. Com 100% de aproveitamento, o veterano ainda esbanja humildade.

Entre as mulheres, Vitória Farabulini ficou no lugar mais alto do pódio nos 1,5K, seguida pelas atletas do Club de Regatas Vasco da Gama, Gabriela Alves (vencedora em 2018) e Maylu Rocha, respectivamente. Nos 3K, o destaque foi para a sul-africana Tarryn Stanford, que deixou para trás a própria Vitória Farabulini e outra nadadora cruzmaltina, Valesca Cruz.

Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a Zona Oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Matérias relacionadas

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com