sexta-feira, outubro 22, 2021
InícioSem categoriaSuicídio é tema de palestra na Câmara de Itaguaí

Suicídio é tema de palestra na Câmara de Itaguaí

PREVENÇÃO A campanha Setembro Amarelo, alusivo a prevenção ao suicídio foi tema de uma palestra na tarde desta segunda-feira (24), no plenário da Câmara Municipal de Itaguaí. O evento, gratuito e aberto ao público, que teve como organização do vereador André Amorim (PR) e da direção do Colégio CEM, contou com a participação de palestrantes da área de psicologia.

As palestras foram ministradas pelos psicólogos Camila de Oliveira Coelho, Gabriela Fernandes de Castro e Mauro Côrtes Elizeu Júnior. Durante o evento, foram debatidos assuntos relacionados ao suicídio. A psicóloga Camila Coelho, falou para o plenário lotado de jovens sobre a importância de buscar ajuda, em casos de depressão. “Buscar ajuda não é um sinônimo de fraqueza, pelo contrário, é um ato de coragem. Você vai estar lutando pela sua vida.” A psicóloga ressa

PREVENÇÃO A campanha Setembro Amarelo, alusivo a prevenção ao suicídio foi tema de uma palestra na tarde desta segunda-feira (24), no plenário da Câmara Municipal de Itaguaí. O evento, gratuito e aberto ao público, que teve como organização do vereador André Amorim (PR) e da direção do Colégio CEM, contou com a participação de palestrantes da área de psicologia.

As palestras foram ministradas pelos psicólogos Camila de Oliveira Coelho, Gabriela Fernandes de Castro e Mauro Côrtes Elizeu Júnior. Durante o evento, foram debatidos assuntos relacionados ao suicídio. A psicóloga Camila Coelho, falou para o plenário lotado de jovens sobre a importância de buscar ajuda, em casos de depressão. “Buscar ajuda não é um sinônimo de fraqueza, pelo contrário, é um ato de coragem. Você vai estar lutando pela sua vida.” A psicóloga ressaltou ainda que há o Centro de Valorização da Vida realiza (CVV) que dá apoio emocional e atende voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias.

Em entrevista ao ATUAL, o vereador André Amorim falou da importância do evento. “Nosso objetivo é conscientizar, principalmente os jovens, do problema, do diagnóstico e da solução de um assunto que é um tabu muito grande de ser falado, que é o suicídio.” O vereador disse ainda que pretende organizar outros eventos até o fim do ano.

FOTOS VINICIO DA MATTA
O vereador André Amorim foi um dos organizadores da palestra na Câmara municipal de Itaguaí

Outro tema abordado foi o Web Bullying. O palestrante Daniel Wingler, falou sobre como o compartilhamento de fakes News pode afetar na vida de uma pessoa, e pediu aos presentes  que se preocupassem mais na hora de compartilhar algo nas redes sociais.

Depressão e suicídio em jovens também foram assuntos debatidos pelos psicólogos Gabriela Fernandes e Mauro Côrtes.  Ao final da palestra, a convidada Fernanda Amaral deu seu depoimento sobre questões relacionadas ao suicídio.

ALERTA A POPULAÇÃO

Setembro Amarelo é uma Campanha mundial de conscientização sobre a prevenção ao suicídio, com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil. O suicídio é um problema de Saúde Pública, um mal silencioso pois as pessoas fogem do assunto e, por medo ou desconhecimento, não veem os sinais de que uma pessoa próxima está com ideias suicidas.

No mundo todo, aproximadamente uma pessoa se mata a cada 40 segundos. Só no Brasil, o suicídio é a quarta causa mais comum de morte de jovens. Cerca de 17% dos brasileiros já pensou seriamente em suicídio. 4,8% deles já elaboraram um plano para isso.

Para buscar ajuda basta ligar para o telefone do Centro de Valorização da Vida (CVV), disque 188.

VINICIO DA MATTA

Vinicio.damtta@jornalatual.com.br

Veja mais de:
Matérias relacionadas
- Advertisment -

Mais lidas

error: O conteúdo está protegido!