CONFIRA A VERSÃO DIGITAL DA REVISTA "ITAGUAÍ 206 ANOS"!

Clique aqui e leia

Setor portuário se reuniu no Porto Sudeste para 30º Cooperaportos

De 13 a 15 de junho, o Porto Sudeste recebeu representantes dos portos públicos e privados de todo o país durante a realização da 30ª edição do Cooperaportos, evento idealizado pela Antaq – Agência Nacional de Transportes Aquaviários. Foram três dias de muita informação e troca de experiências sobre melhores práticas de sustentabilidade portuária, integração porto-cidade, e outros temas relevantes do setor.

Na abertura do evento, o CEO do Porto Sudeste, Jayme Nicolato, destacou a integração do terminal com a comunidade, colaboradores e moradores, atuando em conjunto para priorizar a saúde, a segurança, a responsabilidade social e o crescimento de toda a região. E para que todos pudessem conhecer esse trabalho na prática, o público do Cooperaportos foi presenteado com uma linda ecobag, uma bolsa ecológica confeccionada pelas mãos das artesãs de Itaguaí, feita a partir do reaproveitamento dos uniformes do Porto Sudeste que seriam descartados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Outro ponto que ressaltou o importante papel da comunidade no evento foi a edição especial da feira agroecológica, que, todo mês, reúne micro e pequenos empreendedores da região no terminal. Nas barraquinhas, os convidados encontraram alimentos, mudas de plantas e produtos artesanais que, com muito carinho, são produzidos por comerciantes da região. A iniciativa faz parte do projeto “Pertinho de Casa”, que por meio de aplicativo promove o consumo consciente, além de gerar mais visibilidade e aumentar as vendas dos produtores locais.

Inovação e ESG

Para Ulisses Oliveira, diretor de Relações Institucionais e Sustentabilidade, o evento foi uma excelente oportunidade para fomentar novas ideias, buscando sempre o aprimoramento do setor portuário. “Nosso terminal foi palco de importantes temas que debateram a inovação alinhada às práticas de ESG. O Porto Sudeste busca por operações cada vez mais limpas e seguras, sem descuidar da eficiência e priorizando ações sustentáveis. Reunir as lideranças do segmento é uma grande oportunidade para o desenvolvimento do nosso setor, uma vez que compartilhamos desafios e metas em comum. Foi um encontro enriquecedor, que tornou possível pensar em soluções e melhorias para os portos públicos e privados do país”, finalizou.

O Cooperaportos é uma iniciativa da agenda ambiental da Antaq – Agência Nacional de Transportes Aquaviários – com o objetivo de promover o diálogo entre os diversos atores da gestão portuária. Em sua 30ª edição, realizada no Porto Sudeste, o encontro teve como tema “A Estratégia ESG aplicada ao setor portuário”, uma discussão atual e fundamental para todo o segmento.

“O Cooperaportos é uma comunidade em que a gente discute assuntos importantes relacionados à sustentabilidade, meio ambiente e segurança. O evento é o ápice anual, é o momento em que reunimos todo mundo em um só lugar para promover debates em torno dos temas de interesse do setor. O Porto Sudeste conseguiu proporcionar momentos únicos nesta edição, incentivando ainda mais a interação dos participantes, promovendo grandes debates também nos intervalos dos painéis”, elogiou José Renato Fialho, superintendente de desempenho, desenvolvimento e sustentabilidade da Antaq.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Redação

O Jornal Atual atua desde 2001 nas cidades de Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica, bem como em parte da Zona Oeste do município do Rio de Janeiro, abordando o cotidiano da região e prestando serviço à comunidade da qual está inserida.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com