quinta-feira, outubro 21, 2021
InícioItaguaíSecretaria de Estado de Saúde alerta para baixa procura das vacinas contra...

Secretaria de Estado de Saúde alerta para baixa procura das vacinas contra poliomielite e sarampo

AINDA AQUÉM DA META A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) informou que com o Dia D de vacinação contra o sarampo e a poliomielite, realizado no sábado (18), o estado atingiu a cobertura de 33,39% e 31,94%, respectivamente, contra as doenças.  A campanha nacional vai até o dia 31 de agosto e todas as crianças de um ano a cinco anos incompletos devem se vacinar, independente da situação vacinal. Ainda segundo a SES-RJ, até agora, foram aplicadas 259.335 doses de vacinas contra a poliomielite e 271.038 contra o sarampo no estado, mas a meta é imunizar cerca de 812 mil crianças até o fim da  mobilização. Os dados de doses aplicadas são preliminares já que as informações são inseridas em sistema pelos municípios. Em 2017, no Rio de Janeiro, a cobertura vacinal contra o sarampo foi de 95% e contra a poliomielite e

AINDA AQUÉM DA META A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) informou que com o Dia D de vacinação contra o sarampo e a poliomielite, realizado no sábado (18), o estado atingiu a cobertura de 33,39% e 31,94%, respectivamente, contra as doenças.  A campanha nacional vai até o dia 31 de agosto e todas as crianças de um ano a cinco anos incompletos devem se vacinar, independente da situação vacinal.

Ainda segundo a SES-RJ, até agora, foram aplicadas 259.335 doses de vacinas contra a poliomielite e 271.038 contra o sarampo no estado, mas a meta é imunizar cerca de 812 mil crianças até o fim da  mobilização. Os dados de doses aplicadas são preliminares já que as informações são inseridas em sistema pelos municípios.

Em 2017, no Rio de Janeiro, a cobertura vacinal contra o sarampo foi de 95% e contra a poliomielite essa taxa ficou em 86%, em crianças com um ano de idade. A meta é imunizar 95% do público-alvo.

Seguindo o Calendário Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde, a recomendação para a proteção contra a poliomielite, é de 3 doses da Vacina Inativada Poliomielite até 1 ano de idade. A partir de um ano de idade até menores de cinco anos que já tiverem tomado uma ou mais doses da vacina, receberão a Vacina Oral Poliomielite, a famosa gotinha. Sobre o sarampo, essas crianças também receberão uma dose da vacina Tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba, independente da situação vacinal, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos trinta dias.

Em Itaguaí voluntários do Rotary Club se empenharam para conscientizar a população sobre a importância da imunização das crianças. Além das mobilizações pelas ruas da cidade, distribuindo panfletos e cartazes, eles permaneceram de prontidão num ponto de vacinação instalado na sede da Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Itaguaí (Aciapi), onde 170 crianças foram vacinadas. Na avaliação do empresário Tadashi Tani, que é vice-presidente da Aciapi e integra o Rotary Club, esse número poderia ser mais expressivo se não houvesse uma exigência do Ministério da Saúde, de que só poderiam receber a vacina que estivasse portando a carteira de vacinação. Para ele, a instituição de um horário de vacinação contra o sarampo também nos sábados facilitaria a vida de adultos que ainda não receberam a imunização.

Também no sábado, as vacinas foram aplicadas em crianças que compareceram às unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) nos bairros de Ibirapitanga, Coroa Grande, Santa Cândida e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Chaperó, Brisamar, Vila Margarida, Vista Alegre, além da Vigilância em Saúde. Como a campanha se estende até o dia 31 de agosto, há uma série de pontos de vacinação aos quais os pais ou responsáveis poderão recorrer para imunizar as suas crianças, entre 8h30 às 16h.

Onde ainda é possível vacinar as crianças em Itaguaí

ESF Chaperó – 2ª e 4ª feira

ESF Clínica da Família – 2ª Feira

ESF – Mazomba – 4ª feira

UBS Califórnia 3ª e 4ª feira

UBS Centro 2ª e 6ª feira

UBS Chaperó 2ª e 4ª feira

UBS Mangueira 2ª e 5ª feira

UBS Monte Serrat 3ª e 5ª feira

UBS Vila Margarida 2ª e 4ª feira

UBS Vista Alegre 2ª , 4ª e 5 ª feira

Poliomielite

A vacina contra a poliomielite é segura e protege contra os dois sorotipos do poliovírus 1 e 3. Crianças com comprometimento imunológico devem ser avaliadas antes de tomar a vacina. De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil está livre da poliomielite desde 1990, portanto é fundamental que a população procure a vacina.

Sarampo

Este ano, 16 casos de sarampo foram confirmados no estado do Rio, sendo 13 na cidade do Rio, dois em Duque de Caxias e um em Niterói. A SES-RJ informou que vem trabalhando em parceria com os municípios, inclusive realizando vacinação de bloqueio.

A proteção contra o sarampo faz parte das vacinas Tríplice Viral e Tetra Viral, disponíveis conforme calendário de vacinação do Ministério da Saúde para crianças entre 12 e 15 meses. Devem ser vacinadas as crianças a partir de um ano e 4 anos 11 meses e 29 dias e adultos de até 49 anos que não tenham sido imunizados. Aqueles que tomaram as duas doses da vacina não precisam tomar nova dose.

Veja mais de:
Matérias relacionadas
- Advertisment -

Mais lidas

error: O conteúdo está protegido!