terça-feira, outubro 26, 2021
InícioItaguaíMuseu de Solos da UFRRJ participa de congresso internacional

Museu de Solos da UFRRJ participa de congresso internacional

CULTURA O 21° Congresso Mundial de Ciência do Solo, realizado pela primeira vez no país, entre os dias 12 e 17 de agosto, no Rio de Janeiro, contou com a participação do Museu de Solos do Brasil/UFRRJ . No evento, parte do acervo, composto por amostras de solos brasileiros; quadros pintados com tintas preparadas a partir de diferentes tipos de solo; monólitos (recortes volumétricos de um solo, mantidos em sua condição natural); entre outras peças, foi exposto.  Durante o Congresso, o Museu recebeu a Medalha Dr. Álvaro Barcellos Fagundes, concedida pela Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS). “Este é o primeiro grande evento de que estamos participando, e a receptividade do público foi impressionante”, conta a curadora do Museu, professora Clarice de Oliveira (Departamento de Solos/IA/UFRRJ). “Nosso museu tem um diferencial. N

CULTURA O 21° Congresso Mundial de Ciência do Solo, realizado pela primeira vez no país, entre os dias 12 e 17 de agosto, no Rio de Janeiro, contou com a participação do Museu de Solos do Brasil/UFRRJ . No evento, parte do acervo, composto por amostras de solos brasileiros; quadros pintados com tintas preparadas a partir de diferentes tipos de solo; monólitos (recortes volumétricos de um solo, mantidos em sua condição natural); entre outras peças, foi exposto.  Durante o Congresso, o Museu recebeu a Medalha Dr. Álvaro Barcellos Fagundes, concedida pela Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS).

“Este é o primeiro grande evento de que estamos participando, e a receptividade do público foi impressionante”, conta a curadora do Museu, professora Clarice de Oliveira (Departamento de Solos/IA/UFRRJ). “Nosso museu tem um diferencial. Não trabalhamos apenas com o conhecimento sobre solos. Também usamos a beleza que os solos apresentam para cativar o cidadão comum. Queremos divulgar a ciência do solo e trabalhar pela preservação desta riqueza natural”.

O Museu de Solos expôs uma coleção de quadros pintados com tintas preparadas a partir de diferentes tipos de solo. O público pôde interagir colorindo a área de seu país num grande mapa-múndi, também feito com os pigmentos produzidos com a mesma técnica.

O reitor da UFRRJ, Ricardo Berbara, ressaltou a importância da participação da Universidade no Congresso, que reuniu representantes de 151 países.

 “A presença da Rural, que também é uma das organizadoras do evento, projetou sobremaneira o nome de nossa instituição. É uma demonstração de que a universidade está viva, produzindo conhecimento, e chamando a atenção para seus servidores e alunos”, disse o reitor.

Além da professora Clarice de Oliveira, o Comitê Gestor do Museu de Solos do Brasil/UFRRJ é formado pelos docentes Erika Flávia Pinheiro Machado, Marcos Bacis Ceddia e Nivaldo Schultz, todos do Departamento de Solos da UFRRJ; e também pelo professor Segundo Urquiaga, da Embrapa – Agrobiologia. (Com informações, PortalUFRRJ)

Veja mais de:
Matérias relacionadas
- Advertisment -

Mais lidas

error: O conteúdo está protegido!