Sebrae/RJ lança roteiros com foco em ambientes rurais de Angra e Paraty
POTENCIALIDADES RURAIS Na manhã desta terça-feira, 21 de agosto, o Sebrae/RJ realizou, durante evento no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro, o lançamento dos roteiros de turismo rural “Eu quero essa experiência” dos municípios de Angra dos Reis, Paraty, Cantagalo (Boa Sorte), Santa Maria Madalena, Amparo, Trajano de Moraes, Guapimirim e Ipiabas. A proposta de criação dos roteiros tem por objetivo fazer com que os turistas tenham um contato maior com a natureza, agricultura e tradições desses destinos que têm perfil histórico e cultural, mas não atuavam com o turismo. Na ocasião, houve apresentação dos destinos e do site http://turismoruralrj.com.br/.
Ao dar boas-vindas, a coordenadora de Turismo do Sebrae/RJ, Margareth Carvalho, falou sobre a importância de unir a iniciativa privada e o poder público em prol do trabalho e do desenvolvimento das atividades econômicas do estado, dentre elas o turismo. “Temos o desafio de diversificar a oferta turística, dar ao público uma experiência local diferenciada e fazer com que o mercado compre esses roteiros”, destacou.
O evento contou com as presenças dos secretários municipais Cleiton Rodrigues Filho (Cantagalo), Carlos Humberto (Guapimirim) e Cláudio Moraes (Trajano de Moraes); do subsecretário de Guapimirim, Maurício Sarmento; das representantes da TurisAngra, Amanda Salazar e da TurisRio, Valéria Lima; das coordenadoras do Sebrae/RJ, Margareth Kelly (Baixada Fluminense II) e Heliana Marinho (Economia Criativa); das gestoras locais de turismo Tayssa Araujo, Tatiana Vicente, Tuane Rodrigues, Marcia Bittencourt e Jaqueline Neto, além de empresários e agentes de turismo que participaram de rodadas de negócios.
Para a elaboração dos roteiros, o Sebrae/RJ realizou uma pesquisa nos municípios participantes que demonstrou que é predominante a participação familiar na atividade rural em praticamente todos os roteiros (90%). Entre os entrevistados, 70% afirmou que o turismo rural era uma atividade secundária dentro do empreendimento. A maioria é produtor rural e não tinha conhecimento do potencial turístico de seu empreendimento.
O pdf dos roteiros está disponível no endereço https://sebraepr-my.sharepoint.com/:f:/g/personal/taraujo_rj_sebrae_com_br/EoTf154jOHNEuRH8truuOQcBOtbGu8RgHo7JzYeQxuoHSQ?e=e6b6pa