domingo, outubro 24, 2021
InícioCultura/DiversãoSalão Carioca do Livro e Funarj apresentam evento cultural e prêmio de...

Salão Carioca do Livro e Funarj apresentam evento cultural e prêmio de contos

O evento acontece no dia 29 de setembro, às 19h, na Sala Cecília Meirelles

O lançamento da 3ª edição do Caleidoscópio da Cultura acontece na próxima quarta-feira (29), às 19h, na Sala Cecília Meirelles, no centro do Rio de Janeiro. O evento, que contará com uma apresentação musical de Martinho da Vila e sua filha Maíra, também marcará a abertura das inscrições para a 2ª edição do Prêmio Rio de Contos. O Caleidoscópio da Cultura é um projeto da LER em parceria com a Funarj, que democratiza o acesso à literatura e à cultura no estado do Rio de Janeiro. A cada edição são promovidas ações multiculturais com autores e artistas que percorrem espaços públicos e teatros da Fundação. A promoção das atividades multiculturais nos campos da dramaturgia, da literatura e da música na cidade do Rio de Janeiro e na Baixada Fluminense visam o desenvolvimento da cidadania e da vivência sobre a importância

O lançamento da 3ª edição do Caleidoscópio da Cultura acontece na próxima quarta-feira (29), às 19h, na Sala Cecília Meirelles, no centro do Rio de Janeiro. O evento, que contará com uma apresentação musical de Martinho da Vila e sua filha Maíra, também marcará a abertura das inscrições para a 2ª edição do Prêmio Rio de Contos.

O Caleidoscópio da Cultura é um projeto da LER em parceria com a Funarj, que democratiza o acesso à literatura e à cultura no estado do Rio de Janeiro. A cada edição são promovidas ações multiculturais com autores e artistas que percorrem espaços públicos e teatros da Fundação.

A promoção das atividades multiculturais nos campos da dramaturgia, da literatura e da música na cidade do Rio de Janeiro e na Baixada Fluminense visam o desenvolvimento da cidadania e da vivência sobre a importância do livro como ferramenta de desenvolvimento intelectual e social para todos.

Prêmio Rio de Contos – 2ª edição

O Prêmio Rio de Contos, um projeto realizado pela LER, Funarj e Mater Produções, foi idealizado pela escritora Bárbara Caldas e entra em sua segunda edição como uma significativa ação de fomento à literatura fluminense. O concurso também incentiva a leitura no Rio de Janeiro, ao estabelecer laços dos leitores de todos os cantos do estado com a literatura contemporânea local.

Este ano o prêmio acontecerá 100% online, com o intuito de resguardar e facilitar o acesso a todos os envolvidos no concurso. Este último será lançado no dia 29 de setembro, na Sala Cecília Meirelles, com a presença dos selecionados da primeira edição e leitura de trechos de seus contos como pré-apresentação do livro.

INSCRIÇÕES E RESULTADO

As inscrições estarão disponíveis exclusivamente por meio digital para os candidatos de todo o Estado do RJ, a partir de 16 anos de idade. Todas as obras recebidas de 29 de setembro até o dia 12 de novembro de 2021 serão válidas. O edital e o link do formulário de inscrição estão disponíveis no site www.lersalaocarioca.com.br.

Serão escolhidos, por um corpo de seis jurados atuantes no universo literário brasileiro, 20 textos que apontem potenciais talentos na literatura. Os autores selecionados irão ser premiados com uma série de atividades focadas em suas respectivas formações, como minicursos, palestras e mentorias individuais, com grandes profissionais das letras brasileiras. Ao final do processo, os autores terão seus textos publicados num livro pelo selo da Mater. O resultado sairá até o dia 23 de dezembro de 2021.

SERVIÇO

Local: Sala Cecília Meireles

Endereço: Rua da Lapa, 47 – Centro, Rio de Janeiro

Data: 29 de setembro de 2021

Horário: 19h

Todos os convidados terão que apresentar o comprovante de vacinação contra Covid-19 para participar do evento.

Matérias relacionadas
- Advertisment -

Mais lidas

error: O conteúdo está protegido!