Rural: Guardas fazem curso na área de Direitos Humanos
A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro formou em 2022 três turmas de servidores e anistiados da sua Divisão de Guarda e Vigilância (DGV) em um curso sobre temas ligados à área de direitos humanos. A proposta da iniciativa é dialogar com o grupo sobre temas variados como diversidade e inclusão.
Das três turmas, duas têm guardas do campus de Seropédica, enquanto a outra conta com servidores do Instituto Multidisciplinar, do câmpus de Nova Iguaçu. Segundo a universidade, mais três grupos devem ser atendidos em 2023, sendo um do campus de Três Rios e mais duas de Seropédica. A estimativa é que a ação contemple 80 guardas ao todo.
CONTRA ESTIGMAS
Com carga horária total de 12 horas e duração de seis semanas, o curso propõe a cada encontro um tema. Dentre eles, pessoas com deficiência; relações étnico-raciais; identidade de gênero e sexualidades; e empatia.
Desta maneira, a Rural procura ressaltar a importância da valorização da diversidade e das diferenças a fim de desenvolver entre os participantes uma consciência coletiva de desconstrução de estereótipos, estigmas e violências.
O curso tem organização da Coordenação da Política Institucional pela Diversidade, Gênero, Etnia/Raça e Inclusão e oferta da Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas (Codep) da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep).