Programação cultural nas redes sociais em alusão ao Dia da Consciência Negra
Programação cultural nas redes sociais em alusão ao Dia da Consciência Negra
O projeto Ativação Cultural Itaguaí 202 Anos preparou lives de debates sobre diversos temas relacionados ao protagonismo negro na cultura
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O projeto Ativação Cultural Itaguaí 202 Anos, que tem o patrocínio da Vale e apoio do Ministério do Turismo, preparou uma programação especial para as redes sociais, Facebook e Youtube, no Mês da Consciência Negra. Serão realizadas lives com debates entre convidados sobre o protagonismo negro na cultura, de 19 a 30 de novembro, entre 15h e 19h.
“Neste ano pensamos na programação online como forma de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus para garantir os cuidados com a saúde da população, e, ainda assim, incentivar e valorizar as manifestações socioculturais em seus mais diversos segmentos”, explica a produtora cultural e idealizadora do projeto, Alessandra Reis.
A programação começa com uma conversa ao vivo, no dia 19 de novembro, às 19h, com o ator e palhaço Wildson França, o Palhaço Will Will das Cadongas, e a atriz, palhaça e integrante do Grupo Circo Turma Em Cena, Thamyres Dutra, com o tema “Quilombo dos Palhaços Pretos” em homenagem ao primeiro palhaço negro do Brasil, Benjamim de Oliveira.
No dia 24 de novembro, às 15h, está programado o bate-papo sobre “Afrofeminismo e Cultura” com a pedagoga Jéssica Castro, mulher, mãe preta e intérprete do movimento ativista pelas pautas anti-racistas. Já no dia 27 de novembro, às 19h, o tema da conversa é “Arte Pública e ancestralidade na educação”, com a atriz integrante da Companhia Horizontal de Arte Pública, Gisele Santos.
E fechando a programação, no dia 30, às 17h, tem Aira Nascimento e Thamyres Dutra recebendo a produtora cultural e poeta atuante na cena de slams, Josi de Paula, para falar sobre “Cultura, juventude, ativismo e educação com o slam como ferramenta de novas possibilidades”.
Sobre o Projeto Ativação Cultural Itaguaí 202 Anos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desde 2018, o projeto Ativação Cultural 202 Anos busca o resgate e a valorização da cultura itaguaiense. No primeiro ano, o tema foi a comemoração do bicentenário da cidade contando a história por meio de diversas atividades culturais em praças e escolas municipais de Itaguaí. Em 2019, segundo ano do projeto, foi a vez de reforçar o elo com os artistas locais e, assim, foi iniciado o trabalho dentro de nove escolas públicas do município com oficinas de várias linguagens artísticas, como circo, música, teatro, cinema, entre outros. Em 2020, o objetivo é aprofundar ainda mais o trabalho, tendo como público-alvo crianças e jovens.
“Nossas ações nas escolas em 2020 começaram logo no início do ano letivo, mas devido à pandemia que estamos atravessando tivemos que suspender as atividades presenciais. Seguimos com as nossas atividades virtualmente, mantendo a interação, entendendo e recriando este novo tempo que nos foi imposto. Com esta nova forma de atuação, conseguimos impactar e acessar outros públicos, além dos alunos das escolas municipais da cidade. Estamos como todos: nos reinventando e distantes fisicamente, pois neste momento o importante é ficar em casa sempre que possível. Esta doença veio nos mostrar que, cuidando de nós mesmos, estamos cuidando do outro. Já já isso passa e aí sim poderemos de novo nos reunirmos nas escolas e praças cheios de amor, saúde e alegria”, disse a produtora cultural e idealizadora do projeto, Alessandra Reis.