terça-feira, outubro 26, 2021
InícioMangaratibaPresidente da Arqimar toma posse para o segundo mandato

Presidente da Arqimar toma posse para o segundo mandato

Jaqueline Alves falou sobre o empenho da Associação da Comunidade Remanescente de Quilombo da Ilha da Marambaia em favor do fortalecimento de laços com órgãos municipais, estaduais e federais visando a qualidade de vida dos moradores

Numa grande festividade, seguindo todos os protocolos de combate ao novo coronavírus, foi realizada, na manhã do domingo (26), a cerimônia de posse da presidente da Associação da Comunidade Remanescente de Quilombo da Ilha da Marambaia (Arqimar), Jaqueline Alves, que assim começou a exercer o segundo mandato à frente da entidade. A solenidade de posse, realizada na sede da Arqimar, na localidade conhecida como Praia Suja, foi marcada pelo rigor no distanciamento, uso de máscara e álcool gel, além da limitação do número de participantes, conforme os protocolos prescritos pelas autoridades sanitárias no combate à proliferação da covid-19. O evento contou com presença de representantes dos poderes Executivo e Legislativo de Mangaratiba, de instituições quilombolas estadual e federal, do Centro de Avaliação da Ilha da Marambaia (Cadim) e

Numa grande festividade, seguindo todos os protocolos de combate ao novo coronavírus, foi realizada, na manhã do domingo (26), a cerimônia de posse da presidente da Associação da Comunidade Remanescente de Quilombo da Ilha da Marambaia (Arqimar), Jaqueline Alves, que assim começou a exercer o segundo mandato à frente da entidade.

A solenidade de posse, realizada na sede da Arqimar, na localidade conhecida como Praia Suja, foi marcada pelo rigor no distanciamento, uso de máscara e álcool gel, além da limitação do número de participantes, conforme os protocolos prescritos pelas autoridades sanitárias no combate à proliferação da covid-19. O evento contou com presença de representantes dos poderes Executivo e Legislativo de Mangaratiba, de instituições quilombolas estadual e federal, do Centro de Avaliação da Ilha da Marambaia (Cadim) e de comunidades vizinhas.

A apresentação do Grupo Cultural Filhos da Marambaia, na versão jovem, abriu solenidade de posse. Após a apresentação, foi franqueada a palavra às autoridades. Em seguida a presidente da Arqimar, Jaqueline Alves, foi empossada e apresentou a nova diretoria. Ela foi reeleita por aclamação e ficará à frente da Arqimar no biênio de 2021-2023.

NOVOS COMPONENTES DA DIRETORIA TAMBÉM APRESENTADOS

A diretoria é composta pelo vice-presidente, Paulo Fernando dos Santos Pereira; a primeira-secretária, Bárbara Tatiana Guerra dos Santos; a segunda-secretária, Lídia de Moura Barbosa da Cruz; a primeira-tesoureira, Eliana de Andrade Cunha; a segunda-tesoureira, Maria Júlia dos Santos; a primeira-diretora social, Vania Maria Alves Guerra dos Santos; o segundo-diretor social, Bertolino Dorotea Lima Filho; o primeiro-diretor de pesca, Natan Barbosa Juvenal dos Santos; e o segundo-diretor de pesca, Robson da Silva Matos.

Membros da diretoria da Arqimar durante apresentação na cerimônia de posse realizada na sede da instituição (Foto WELINGTON CAMPOS)

Em seu discurso de posse, a presidente Jaqueline Alves destacou a luta dos presidentes que a antecederam e disse que dará continuidade aos trabalhos em prol da comunidade. Ela também agradeceu a todos os presentes, em destaque as autoridades municipais que representaram o prefeito de Mangaratiba, Alan Bombeiro, e ressaltou o apoio do Cadim e das instituições quilombolas à Arqimar. “Quero agradecer a todos que compareceram ao evento e, em nome da comunidade, fortalecer os laços com os órgãos municipais, estaduais e federais visando a qualidade de vida dos moradores da Ilha da Marambaia. Assumo mais uma vez a presidência da Arqimar para dar continuidade aos trabalhos iniciados na minha primeira gestão. Tenho certeza de que com o apoio de todos os moradores, órgãos, instituições e colaboradores construiremos um futuro melhor”, disse.

REPRESENTANTES DE DIVERSAS INSTITUIÇÕES ESTIVERAM NA ILHA

Além da comunidade da Ilha da Marambaia, participaram da cerimônia os secretários municipais Roberto Cesar Oliveira (Agricultura e Pesca), Eduardo Jordão (Assistência Social) e Fernando Luís Mattos da Matta (Turismo e Cultura); o vereador e vice-presidente da Câmara Municipal de Mangaratiba, Wlad da Pesca; o diretor cultural da Fundação Mário Peixoto, Gil De Carmo; a presidente da Associação de Comunidades Remanescentes de Quilombos do Rio de Janeiro (Acquilerj), Bia Nunes; a diretora da Escola Levy Miranda, Glauciane Amaral Oliveira Pontes; os representantes da empresa Vale, Roberto de Oliveira Silva e Raquel Araujo Abido de Assis; o capelão do Cadim, capitão tenente Aryson Antônio da Costa Paiva; e o oficial de assuntos civis do Cadim, capitão tenente (AFN), Wagner Ferreira de Araújo, que representou o comandante, capitão de mar e guerra André Duarte Canellas.

Assim como em todos os eventos da Arqimar, após a cerimônia de posse, moradores e convidados festejaram numa grande roda de jongo.

Veja mais de:
Matérias relacionadas
- Advertisment -

Mais lidas

error: O conteúdo está protegido!