domingo, novembro 28, 2021
InícioDestaqueParlamentares visitam instalações do Programa de Submarinos em Itaguaí

Parlamentares visitam instalações do Programa de Submarinos em Itaguaí

Marinha informou que objetivo da visita foi apresentar orçamento do Prosub

A senadora Soraya Thronicke (PSL-MS) e o deputado federal Luiz Philippe Bragança (PSL-RJ) visitaram, na segunda-feira (27), as instalações do Programa de Submarinos (Prosub), no Complexo Naval de Itaguaí. As informações são do site da Marinha, em texto publicado na terça-feira (28). Ainda de acordo com o texto, o objetivo da visita foi apresentar aos parlamentares a situação orçamentária do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub) e a infraestrutura do Complexo Naval de Itaguaí. O local é sede das obras do Prosub, onde atualmente ocorrem as construções civis e os submarinos com propulsão diesel-elétrica. Durante a visita, os parlamentares embarcaram no Submarino “Riachuelo”, o primeiro de quatro submarinos convencionais do programa. Ele está em fase preparatória para os últimos testes de aceitação no mar, e em segui

A senadora Soraya Thronicke (PSL-MS) e o deputado federal Luiz Philippe Bragança (PSL-RJ) visitaram, na segunda-feira (27), as instalações do Programa de Submarinos (Prosub), no Complexo Naval de Itaguaí. As informações são do site da Marinha, em texto publicado na terça-feira (28).

Ainda de acordo com o texto, o objetivo da visita foi apresentar aos parlamentares a situação orçamentária do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub) e a infraestrutura do Complexo Naval de Itaguaí. O local é sede das obras do Prosub, onde atualmente ocorrem as construções civis e os submarinos com propulsão diesel-elétrica.

Durante a visita, os parlamentares embarcaram no Submarino “Riachuelo”, o primeiro de quatro submarinos convencionais do programa. Ele está em fase preparatória para os últimos testes de aceitação no mar, e em seguida parte para a próxima etapa: a Mostra de Armamento.

A previsão é de que seja entregue em dezembro de 2021, quando o submarino seguirá ao Setor Operativo.

NOVA ESTATAL NO RJ

A visita ocorre em meio à mobilização da bancada do Rio de Janeiro no Senado para evitar que a nova estatal energética (ENBpar), que reunirá os ativos da Eletronuclear e de Itaipu Binacional, fique em Brasília. O Prosub faz parte da cadeia produtiva do setor.

De acordo com reportagem publicada na CNN Brasil na segunda (27), os senadores Carlos Portinho (PSL-RJ) e Romário Faria (PL-RJ) tentam o apoio de outro colega de casa, Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ) para garantir que a nova estatal fique no estado, assim como ocorreu com a Autoridade Nacional de Segurança Nuclear (ANSN).

A reportagem cita que Portinho se encontrou também com a ministra da Secretaria de Governo da Presidência da República – Flávia Arruda, e busca agora conversar com o ministro de Minas de Energia – Bento Albuquerque.

Conforme o ATUAL publicou em reportagem no último dia 13 de setembro, o Prefeito de Itaguaí – Rubem Vieira (Podemos), e o Prefeito do Rio de Janeiro – Eduardo Paes (PSD), também se manifestaram contrários à possibilidade da nova estatal ter sede em Brasília.

PROSUB

Iniciado em 2008, o Prosub consiste em um acordo de transferência de tecnologia por meio de uma parceria estratégica entre o Brasil e a França, e visa a construção no país de quatro submarinos convencionais e do primeiro submarino com propulsão nuclear da América Latina. O ambicioso programa brasileiro tem um custo de US$ 8,9 bilhões.

O programa ainda inclui avanços em obras do setor de infraestrutura no Complexo da Ilha da Madeira, entre as quais se destacam as instalações da Base de Submarinos, abrigo do maior Ativo da Defesa Nacional, do Estaleiro de Manutenção, e do Centro de Manutenção de Sistemas de Submarinos.

Veja mais de:
Matérias relacionadas
- Advertisment -

Mais lidas

error: O conteúdo está protegido!