quinta-feira, outubro 21, 2021
InícioDestaquePrefeitura de Itaguaí amplia oferta de exames na rede pública de saúde

Prefeitura de Itaguaí amplia oferta de exames na rede pública de saúde

Acupuntura, massoterapia, teste ergométrico e espirometria são os novos serviços do anexo

Pacientes com problemas cardiovasculares e respiratórios agora dispõem de exames como o teste ergométrico, espirometria, além de serviços de massoterapia e acupuntura na rede pública de saúde de Itaguaí. A prefeitura anunciou a novidade na tarde da última quarta-feira (22) em sua página no Facebook, e informou que o anexo do Centro de Reabilitação e Acompanhamento pós-Covid (Carp) será o local de realização dos exames e terapias. De acordo com a Secretaria de Saúde, a ampliação tem o objetivo de atender o maior de número de pacientes que possuem indicação médica para esse tipo de tratamento. Quem necessitar do serviço de acupuntura poderá utilizar, além do Centro Especialidades Odontológicas, o anexo do Carp às quartas-feiras, das 8h às 17h, com marcação na própria unidade. Já a massoterapia vai acontecer três vezes po

Pacientes com problemas cardiovasculares e respiratórios agora dispõem de exames como o teste ergométrico, espirometria, além de serviços de massoterapia e acupuntura na rede pública de saúde de Itaguaí. A prefeitura anunciou a novidade na tarde da última quarta-feira (22) em sua página no Facebook, e informou que o anexo do Centro de Reabilitação e Acompanhamento pós-Covid (Carp) será o local de realização dos exames e terapias.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a ampliação tem o objetivo de atender o maior de número de pacientes que possuem indicação médica para esse tipo de tratamento. Quem necessitar do serviço de acupuntura poderá utilizar, além do Centro Especialidades Odontológicas, o anexo do Carp às quartas-feiras, das 8h às 17h, com marcação na própria unidade.

Já a massoterapia vai acontecer três vezes por semana: às segundas, terças e quintas-feiras, das 8h às 17h. Ela também é um dos serviços prestados no Centro de Fisioterapia e Fonoaudiologia (CEFF), localizado no centro de Itaguaí. Em ambos os locais é preciso encaminhamento de um médico ou fisioterapeuta.

NOVOS EXAMES

Uma novidade é a oferta do teste ergométrico, exame que auxilia na avaliação cardiovascular. Conhecido como “teste de esforço”, ele permite diagnosticar problemas cardíacos ao colocar o paciente para correr numa esteira e em seguida pedalar. A prefeitura ainda não divulgou as datas em que será possível fazer o teste.  

Outro exame disponível é o de espirometria. Conhecido como o “teste do sopro”, ele é fundamental para avaliar a condição pulmonar do paciente. Esse tipo de exame segue um fluxo de marcação pelo Sisreg e também demanda encaminhamento médico. Com os documentos em mãos, os pacientes poderão ir ao anexo do Carp às quartas-feiras, das 8h às 17h.

Veja mais de:
Matérias relacionadas
- Advertisment -

Mais lidas

error: O conteúdo está protegido!