CONFIRA A VERSÃO DIGITAL DA REVISTA "ITAGUAÍ 206 ANOS"!

Clique aqui e leia

Gil Torres faz convenção e PRD confirma pré-candidatura

Torres cumpre regras eleitorais, faz evento político de oficialização e diz estar confiante na candidatura

Aconteceu no sábado (3) a convenção do Partido Renovação Democrática (PRD) de Itaguaí. O evento confirmou que seu presidente municipal, Gilberto Chediac Leitão Torres (mais conhecido como Gil Torres), é o escolhido para disputar o cargo de prefeito de Itaguaí. Ainda não há definição de quem será o pré-candidato a vice-prefeito. Gil Torres disse que vai anunciar na próxima terça-feira (6) o nome que vai compor a chapa para a majoritária do partido nestas eleições.

A mesma convenção confirmou também que o PRD que terá 12 candidatos a vereador no pleito.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Partido Renovação Democrática foi constituído em 26 de outubro de 2022, a partir da fusão do Patriota e do Partido Trabalhista Brasileiro. A homologação da sigla pelo Tribunal Superior Eleitoral ocorreu em 9 de novembro de 2023.

Gil Torres é filiado ao PRD desde março de 2024.

Contexto

Em dezembro de 2023, a Câmara Municipal de Itaguaí cassou o mandato de Gil Torres e o tornou inelegível por oito anos. O relatório da Comissão Parlamentar de Inquérito concluiu que ele foi responsável, dentre outros fatos, de contratação irregular de empresa para viabilizar a TV Câmara.

A Câmara já havia destituído a presidência de Gil, em outubro de 2023.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os momentos finais de Gil Torres na Câmara foram marcados por uma oposição solitária aos colegas e ao prefeito de Itaguaí, Rubem Vieira (Rubão, Podemos), de quem foi aliado por cerca de dois anos.

Em 6 de junho de 2024, Torres conseguiu uma liminar que anulava temporariamente a decisão da Câmara e o devolvia ao cargo de vereador, proferida pelo juiz da 1ª Vara de Itaguaí, Francisco Emílio Carvalho Posada.

Alguns dias depois, porém, a liminar foi cassada e a situação de Torres voltou àquela da decisão da Câmara.

Isto, porém, não demoveu Gil da determinação de ser prefeito de Itaguaí. Em entrevista exclusiva ao Atual no domingo (4), ele disse que cumpriu a regra de realização da convenção partidária.

Conforme estabelece a Lei n° 13.165/2015, Lei da Reforma Política, as convenções devem ocorrer no período de 20 de julho a 5 de agosto do ano eleitoral.

O partido que não faz convenção não pode ter candidatos na eleição. Por causa disso, o PRD fez tudo conforme a lei e lançou a pré-candidatura de Gil Torres a prefeito e os 12 nomes para a disputa pelas cadeiras da Legislativo municipal.

Gil Torres também disse ao Atual não ter dúvidas de que o Tribunal Superior Eleitoral vai homologar sua candidatura. Perguntado sobre um possível impedimento por causa da sua condição jurídica, ele disse estar certo de que sua situação jurídica vai mudar.

Jupy Junior

Jupy Junior é jornalista formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ) com Mestrado em Comunicação pela mesma instituição. Atuou em diversas empresas jornalísticas e como assessor de imprensa. Recebeu o título de cidadão itaguaiense, concedido pela Câmara Municipal de Itaguaí, em 2012. Lecionou em cursos de graduação Comunicação Social nas Universidade Estácio de Sá (UNESA) e na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Foi subsecretário de Comunicação Social e Eventos na Prefeitura Municipal de Mangaratiba em 2016. Atuou como Editor Executivo do Jornal Atual entre 2012 e 2015 e é Diretor de Jornalismo do Jornal Atual desde 2021.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com