Polícia faz operação contra grupo criminoso que atua em Itaguaí
Megaoperação conta com mais de 200 agentes da Polícia Civil e do Ministério Público
Agentes do Departamento Geral de Polícia da Baixada (DGPB) e da 50ª DP (Itaguaí) realizam, na manhã desta quinta-feira (20), uma operação para tentar prender 118 integrantes de uma organização criminosa. A operação conta com o apoio de diversas delegacias e do Exército, e visa cumprir mandados de busca e apreensão em 180 endereços.
A ação é realizada em Itaguaí e nos bairros de Campo Grande, Santa Cruz, Paciência, Sepetiba, Cosmos, Inhoaíba, Campinho e Praça Seca. Entre os 118 alvos, estão dois PMs e um ex-PM.
A operação mira uma quadrilha que de acordo com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco/MPRJ), segue aumentando seus territórios no estado através de chefias intermediárias, responsáveis pelo gerenciamento em comunidades de Itaguaí e da Zona Oeste, como a do Aço, do Rodo, de Antares de Três Pontes, em áreas de Paciência, entre outras.
De acordo com o Ministério Público, o grupo criminoso extorque dinheiro de comerciantes e moradores semanalmente e chegam a controlar bairros inteiros. A prática mais comum é a cobrança de “taxas de segurança” dos comerciantes, camelôs e moradores.
Na ação 22 pessoas foram presas, sendo 16 em cumprimento de mandados de prisão, cinco foram de mandados contra réus que já estão presos e um preso em flagrante
A operação Heracles tem apoio da Força Nacional e do Gabinete de Intervenção Federal. São empregados 1.700 militares das Forças Armadas, além de 200 policiais civis, com o apoio de helicópteros, blindados e mais de 160 veículos das Forças Armadas.