Polícia combate extração ilegal de areia em Seropédica e Itaguaí
A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), realiza nesta quarta-feira (26) a Operação Areia Legal. O objetivo é combater a milícia que explora a atividade de extração ilegal de areia em Seropédica e Itaguaí.
Segundo a assessoria de imprensa da corporação, as equipes percorrem dez pontos na divisa entre os dois municípios, onde a expectativa é de apreensão de equipamentos e prisão de suspeitos de envolvimento na prática clandestina.
A partir de um trabalho de inteligência baseado em mapeamentos de satélites na região, as investigações apontam que a extração ilegal do material, sem licença dos órgãos competentes, estaria causando graves danos ao meio ambiente.
A Polícia Civil não especificou quais grupos milicianos estariam envolvidos no crime. Já o portal G1 noticiou que, de acordo com as investigações, paramilitares a mando do ex-policial militar William dos Santos Araújo, o Tubarão, e de Danilo Dias Lima, o Tandera, teriam participação. A reportagem também destaca que milicianos operam a extração ilegal de areia para suas construções irregulares, como a da comunidade da Muzema, na Zona Oeste do Rio, que caiu em 2019 e matou 24 pessoas.
A Operação Areia Legal tem o apoio da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas), do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), do Comando de Polícia Militar (CPAM) e da Polícia Federal.