Mangaratiba: onça-parda e filhote são flagrados no Parque Cunhambebe

Imagens de animais ajudam no apoio à proteção do ecossistêmica e à conservação da biodiversidade no parque

Armadilhas fotográficas, com uso de câmeras trap de alta resolução, flagraram uma onça-parda (puma concolor) e seu filhote caminhando pela área protegida do Parque Estadual Cunhambebe em Mangaratiba. O registro ocorreu na madrugada desta quinta-feira (4) – confira acima.

Segundo o Inea (Instituto Estadual do Ambiente), responsável pelo parque, antes das armadilhas fotográficas, só era possível ter conhecimento da presença da onça-parda (que já foi considerada extinta no país) por meio de evidências como pegadas e fezes: “A tecnologia proporciona uma compreensão muito mais rica de seu comportamento, população – número de indivíduos – e distribuição na unidade de conservação”, acrescenta Ivan Cobra, gestor do parque.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA MAIS

Expo Itaguaí 2024: confira previsão do tempo para o 2º fim de semana de evento

Ainda de acordo com o Inea, o equipamento – fruto de um acordo de cooperação com a Vale – é fundamental não só para o monitoramento de espécies, mas também para o combate ao desmatamento ilegal, inspeções no parque e outras finalidades.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Redação

O Jornal Atual atua desde 2001 nas cidades de Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica, bem como em parte da Zona Oeste do município do Rio de Janeiro, abordando o cotidiano da região e prestando serviço à comunidade da qual está inserida.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
/* */