terça-feira, outubro 26, 2021
InícioDestaqueNuclep participa de comitiva brasileira na Conferência-Geral da AIEA

Nuclep participa de comitiva brasileira na Conferência-Geral da AIEA

Evento teve início nesta segunda-feira (20) e vai até a próxima sexta (24)

A Nuclep é uma das representantes do setor nuclear brasileiro que integram a comitiva do país liderada pelo Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, na 65º Conferência Geral da Associação Internacional de Energia Atômica (AIEA), em Viena, na Áustria. O evento teve início na última segunda-feira (20) e vai até a próxima sexta (24). Representada na conferência pelo seu presidente, Carlos Henrique Silva Seixas, e seu diretor-comercial, Nicola Neto, a Nuclep é responsável pelo desenvolvimento do primeiro Submarino Nuclear Brasileiro (SN-BR). Na última sexta (17), a empresa entregou à Marinha o primeiro de dois tanques de inundação do protótipo (Labgene) dos sistemas de propulsão do SN-BR. Quando pronto, o Labgene possibilitará a simulação da operação do reator nuclear e dos diversos sistemas eletromecânicos a ele integrado

A Nuclep é uma das representantes do setor nuclear brasileiro que integram a comitiva do país liderada pelo Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, na 65º Conferência Geral da Associação Internacional de Energia Atômica (AIEA), em Viena, na Áustria. O evento teve início na última segunda-feira (20) e vai até a próxima sexta (24).

Representada na conferência pelo seu presidente, Carlos Henrique Silva Seixas, e seu diretor-comercial, Nicola Neto, a Nuclep é responsável pelo desenvolvimento do primeiro Submarino Nuclear Brasileiro (SN-BR). Na última sexta (17), a empresa entregou à Marinha o primeiro de dois tanques de inundação do protótipo (Labgene) dos sistemas de propulsão do SN-BR.

Quando pronto, o Labgene possibilitará a simulação da operação do reator nuclear e dos diversos sistemas eletromecânicos a ele integrados, para então instalá-lo a bordo do submarino nuclear. Ainda não há uma data para a conclusão do protótipo.

PROGRAMA NUCLEAR BRASILEIRO

A Conferência-Geral é o mais elevado órgão de decisão política da AIEA, que é vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU) e tem o objetivo de promover a cooperação para os usos pacíficos da energia nuclear. O evento ocorre uma vez ao ano e reúne representantes dos Estados-Membros da AIEA, de organizações internacionais e do setor privado.

A comitiva do Brasil é formada por representantes dos Ministérios das Relações Exteriores e Minas e Energia, Marinha do Brasil, Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e órgãos responsáveis pelo Programa Nuclear Brasileiro. Além da Nuclep, participam as seguintes empresas do setor nuclear nacional: Eletronuclear, Amazul, Atech-Embraer, INB e a Associação Brasileira para Desenvolvimento de Atividades Nucleares – Abdan.

ESTANDE DO BRASIL

O Ministro Bento Albuquerque, acompanhado do diretor-geral da AIEA, Rafael Grossi, inaugurou o estande do Brasil no evento. De acordo com a página da Nuclep no Facebook, Albuquerque indicou como prioridade do programa nuclear brasileiro a conclusão da usina de Angra 3, a construção do reator multipropósito e a aquisição de capacidades tecnológicas em pequenos reatores modulares.

Veja mais de:
Matérias relacionadas
- Advertisment -

Mais lidas

error: O conteúdo está protegido!