Nuclep entrega equipamentos estratégicos para produção de urânio pela INB
Criada para atender ao Programa Nuclear Brasileiro, a Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A. (Nuclep) concluiu o reteste de dois cilindros 48Y para a Indústrias Nucleares do Brasil (INB). Segundo a empresa, esses equipamentos são essenciais para o armazenamento de hexafluoreto de urânio (UF6) no processo de fabricação dos elementos combustíveis das Usinas Nucleares de Angra 1 e 2.
Ainda de acordo com a Nuclep, a empresa é a única no país detentora das certificações para equipamentos estratégicos do setor, como os ASME U, U2, R, NA, NS e NPT. Por se tratar de equipamentos certificado pela The American Society of Mechanical Engineers (ASME), o processo de reteste necessita atender ao mesmo rigor de supervisão e certificação de Agência de Inspeção Autorizada e Órgão de Supervisão Técnica Independente, tornando a sua execução ainda mais complexa. Dessa forma, mais uma vez a empresa ratifica sua importância estratégica ao desenvolvimento do setor nuclear do Brasil.
TRANSFORMANDO URÂNIO EM ENERGIA
Segundo o site gov.br, o urânio é um metal radioativo que tem grande importância para a geração de energia, pois essa sua propriedade faz com que ele gere grandes quantidades energéticas durante os processos de fissão nuclear que ocorrem nas usinas. O urânio é retirado de diferentes jazidas no país e depois submetido a vários processamentos até se transformar no gás hexafluoreto de urânio. Para que possa gerar energia elétrica, o metal tem de ser enriquecido, ou seja, concentrado. Esse processo é realizado em fábricas de enriquecimento, que permite ao seu átomo liberar calor e, assim, gerar energia.