Itaguaí: Ilha da Madeira recebe nova edição do Festival de Frutos do Mar
A Ilha da Madeira, em Itaguaí, recebe nesse sábado (9) o já tradicional Festival de Frutos do Mar. A partir das 10h, a quinta edição do evento vai promover os mais variados tipos de pratos típicos da região, como bolinho de arraia e pastel de camarão.
Quem for ao festival vai poder conferir o cardápio de 16 tendas de gastronomia. De acordo com o regulamento cada uma deverá apresentar, obrigatoriamente, duas opções de prato que contenham frutos do mar.
Rosana Dias, presidente do Centro de Referência de Memórias Caiçaras, adianta outras iguarias que estarão disponíveis em 2023: “Vamos reviver um prato típico, que é o arroz caiçara. Também teremos carmonia, um doce tradicional caiçara feito com gengibre, farinha de mandioca e melaço. Ainda teremos degustação de hambúrguer de camarão e linguiça de peixe”.
Ela destaca ainda que haverá alternativas a peixes, camarões e afins: “Para quem não gosta ou não pode comer frutos do mar, teremos opções de pratos com frango e carne”.
LEIA MAIS
Rio-Santos: CCR RioSP mantém multas irregulares
E como nem só de gastronomia vive o festival, há outras atrações, como os shows de artistas locais. Dentre eles, Paula Cardoso, Magu, Yago Eloy, Macambira, Pancada no Saco e a banda Let’s Dance.
O público poderá conferir também exposição de fotos e dos projetos da Associação de Desenvolvimento Sustentável da Ilha da Madeira e da Associação dos Pescadores e Lavradores da Ilha da Madeira – APLIM, além de artesanato e outras atividades de lazer.
ECONOMIA LOCAL
Ferramenta para movimentar a economia da Ilha da Madeira, o Festival de Frutos do Mar tem organização e realização dos próprios moradores da região. Cerca de 100 pessoas, entre pescadores, montadores e eletricistas, cozinheiros e ajudantes, estão envolvidos: “Tudo é feito para agregar valor para a nossa comunidade. Todos os frutos do mar são da região, as atrações musicais e artísticas também. A fotografa que registra. O festival movimenta a nossa ilha,” acrescenta Rosana.
Além disso, há o apoio de empresas cujas atividades acontecem na região, que além de turismo e pesca, abriga também uma das mais importantes áreas portuárias do estado do Rio de Janeiro.
Um dos apoios vem do Porto Sudeste, que garante ter o compromisso de incentivar a geração de renda e a valorização da cultura local: “O festival integra uma variedade de atividades relacionadas à economia do mar, impulsionando a pesca, enaltecendo a cultura e os artistas locais, resgatando as raízes da comunidade e fomentando o turismo na Ilha da Madeira. O evento não apenas fortalece a economia local, como também nos proporciona uma oportunidade única de explorar as riquezas que nossa região tem a oferecer”, comentou Carla Matos, gerente de assuntos corporativos e responsabilidade social do terminal portuário.