CONFIRA A VERSÃO DIGITAL DA REVISTA "ITAGUAÍ 206 ANOS"!

Clique aqui e leia

Novo terminal do Porto de Itaguaí será leiloado em agosto, diz diretor da Antaq

Eduardo Nery, diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), confirmou em entrevista à CNN que o governo federal vai leiloar o chamado ITG02 – uma área de 348.937m² no Porto de Itaguaí, também chamada de “área do meio” – em agosto deste ano.

O leilão – aprovado pela Agência em setembro de 2023 – faz parte do contexto de uma série: a ideia é leiloar 35 terminais portuários até o fim do mandato do presidente Lula, em 2026. São previstos investimentos da ordem de R$ 8 bilhões.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA SOBRE A APROVAÇÃO DO LEILÃO PELA ANTAQ:

https://jornalatual.com.br/destaque/antaq-aprova-edital-para-leilao-de-novo-terminal-no-porto-de-itaguai/

O ITG02, em Itaguaí, será voltado à movimentação de granéis sólidos minerais, especialmente ferro, com movimentação de quase 400 milhões de toneladas ao longo do contrato. O investimento é de cerca de R$ 2,7 bilhões.

O prefeito de Itaguaí, Rubem Vieira (Podemos), é contra o leilão e contra a utilização da área para movimentação de minério de ferro. Ele já reclamou bastante em lives a respeito da decisão do governo federal de abrir concessão para o novo terminal e disse que a prefeitura sequer foi consultada a respeito.

Ele inclusive disse em um evento organizado pelo Instituto Estatual do Ambiente (Inea) que Itaguaí “é a cidade mais poluída do estado” em função do minério de ferro do Porto. Segundo o prefeito, as empresas são poluidoras e não realizam contrapartidas ambientais justas para o município.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA MAIS SOBRE O QUE DISSE O PREFEITO DE ITAGUAÍ A RESPEITO DO NOVO TERMINAL NO PORTO:

https://jornalatual.com.br/itaguai/prefeito-de-itaguai-diz-em-live-que-e-contra-novo-terminal-de-minerio-de-ferro-no-porto/

Jupy Junior

Jupy Junior é jornalista formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ) com Mestrado em Comunicação pela mesma instituição. Atuou em diversas empresas jornalísticas e como assessor de imprensa. Recebeu o título de cidadão itaguaiense, concedido pela Câmara Municipal de Itaguaí, em 2012. Lecionou em cursos de graduação Comunicação Social nas Universidade Estácio de Sá (UNESA) e na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Foi subsecretário de Comunicação Social e Eventos na Prefeitura Municipal de Mangaratiba em 2016. Atuou como Editor Executivo do Jornal Atual entre 2012 e 2015 e é Diretor de Jornalismo do Jornal Atual desde 2021.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com